Espuma da BASF com proteção antichamas é opção para locais que precisam de conforto acústico

  • Basotect® é uma das inovações utilizadas na CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF
  • Material à base de  melamina atende integralmente às normas de segurança ao fogo do Corpo de Bombeiros

Muitos espaços comerciais ou residenciais precisam de conforto acústico, seja por questões ocupacionais, de segurança ou para atender as normas da construção civil. A procura por um material de qualidade e que esteja de acordo com as regulamentações fez as vendas do Basotect® crescerem mais de 120% no último ano.

Para Murilo Feltran, gerente de Espumas Especiais da BASF, o aumento na procura pelo produto ocorreu principalmente devido ao endurecimento da fiscalização em todo país, já que as normas para forros e revestimento de parede já existem há alguns anos. “O Basotect®, espuma feita a partir de resina de melamina, é o material com melhor resistência ao fogo entre as espumas orgânicas conhecidas”, explica Feltran. O produto é antichamas, resistente à alta temperatura, funciona como isolante térmico e tem alta capacidade de absorção de som.

Por essas características, o Basotect® está entre as inovações apresentadas na CasaE, a Casa de Eficiência Energética da BASF. Os forros a base de Basotect® foram produzidos e instalados  pela Owa do Brasil Produtos Acústicos Ltda., sendo utilizados nos tetos do auditório e do home theater, nas cores indicadas pelo projeto arquitetônico.

“Outro benefício é que o produto tem instalação simples, pois não necessita de perfis de suporte, como os forros modulares convencionais, podendo ser instalado facilmente por meio de adesivos específicos. Os forros, também, são produzidos em diversas cores”, diz Feltran.

Normas de segurança

A “Instrução Técnica de Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento número 10/2004” do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo indica os parâmetros da norma de propagação superficial de chamas (NBR 9442, que mede a velocidade de alastramento das chamas) e da norma de densidade ótica de fumaça (ASTM E-662, que mede o quão escura está a fumaça, para não prejudicar a rota de fuga em situações de incêndio).

Segundo a BASF, nas aplicações acústicas, a espuma Basotect® é a única espuma orgânica que atende a essas duas normas determinadas pelo Corpo de Bombeiros. Apesar da regulamentação ser estadual, São Paulo é referência para os Bombeiros de outros estados.

De acordo com a empresa, o Basotect® também atende aos parâmetros de qualidade para habitações, determinados pela Norma de Desempenho NBR 15.575, que estabelece padrões mínimos de isolamento acústico, conforto térmico, durabilidade dos materiais e segurança. A exigência entrou em vigor em julho de 2013.Além disso, a alta reflexão de luz (exibida na espuma da cor branca), as baixas emissões e o desempenho acústico do Basotect® podem contribuir para a obtenção da  certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, principal selo de construção sustentável do Brasil.

Sobre o Basotect®: A espuma de melamina Basotect® pode ser utilizada em forros, painéis ou baffles com diversas opções de cores, apresentando propriedades acústicas e leveza (densidade de 6-9kg/m3). A facilidade de instalação/reposição é contemplada pela possibiolidade de colagem das peças acústicas utilizando-se adesivos e/ou penduradas por fios, dispensando estruturas metálicas mais complexas, por exemplo, reduzindo esforços e custos.

Segundo a BASF, a segurança é observada durante o processamento/manuseamento da espuma, não oferecendo risco ocupacional por não haver liberação de fibras minerais, além de apresentar baixíssima emissão de gases tóxicos segundo a norma europeia EN 45545 parte 2. As peças acústicas são higiênicas e possuem elevada durabilidade.

Fotne: BASF

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: