Recicla Plastech Brasil entrega 5,7 mil banquinhos de matéria reciclada a Secretaria de Educação de Caxias do Sul

Entrega de artefatos destinados a crianças da rede pública municipal dá início a etapa de continuidade de projeto ambiental da Plastech Brasil

Plastech_entrega-banquinhosOs 5,7 mil banquinhos de matéria-prima plástica coletada e reaproveitada pelo projeto Recicla Plastech Brasil, na usina de reciclagem que operou em plena Plastech Brasil 2013, em agosto, nos Pavilhões da Festa da Uva, já estão oficialmente de posse do município de Caxias do Sul. A entrega do lote completo de assentos destinados aos alunos da rede pública municipal de educação infantil foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), no almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul.

Com a doação dos banquinhos confeccionados a partir do reaproveitamento de material descartado, o programa Recicla Plastech Brasil dá início à etapa de continuidade das ações sustentáveis previstas desde a realização da Plastech Brasil 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul. Diante de manifestação favorável à proposta, escolas de Farroupilha e Flores da Cunha também serão contempladas com 500 banquinhos cada.

“Trabalhar com educação é trabalhar com o futuro e nos dá uma grande satisfação. Este banquinho é um símbolo da possibilidade de reutilização de materiais. Caxias do Sul é uma cidade pioneira no Brasil, à frente de muitos países neste sentido. É só primeiro passo. Ainda vamos crescer muito”, comenta o presidente da Plastech Brasil, Orlando Marin.

Iniciativa inédita no Sul do país, o projeto Recicla Plastech Brasil leva conceitos de descarte correto e reaproveitamento de resíduos para além da feira técnica realizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). O programa reaproveitou boa parte dos resíduos produzidos por expositores, visitantes e fornecedores da Plastech Brasil 2013, transformando-os em matéria-prima para a confecção de 5,7 mil banquinhos plásticos.

Com o processo, a própria Plastech Brasil se tornou parcialmente sustentável. E os alunos de aproximadamente 30 escolas de educação infantil rede pública municipal de Caxias do Sul, além de outros mil alunos entre Flores da Cunha e Farroupilha, ganharão assentos novos, ampliando o alcance da iniciativa para muito além dos limites do Parque da Festa da Uva, onde foi montada a usina de reciclagem do programa.

“Serão desenvolvidas diversas ações para conscientizar as crianças quanto às formas corretas de descarte de resíduos, de modo a permitir o maior e melhor aproveitamento e gerar o menor impacto possível no meio ambiente. É sabido que as crianças são grandes disseminadoras de novas ideias e boas práticas em casa. E é isso que queremos: que elas multipliquem com as famílias os conceitos de vida sustentável que serão trabalhados pelo Recicla Plastech Brasil, lembrando que o plástico é 100% reciclável”, explica a coordenadora do projeto, Célia Marin.

O Recicla Plastech Brasil tem patrocínios de Braskem, Innova, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Caixa.

Associações de reciclagem da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) fizeram a triagem dos resíduos. Dentre as empresas parceiras, a Seibt entrou com uma extrusora de reciclagem e esteira, enquanto a Meggaplástico fez a injeção, em molde da Plastlar. A aplicação de película por robótica ficou a cargo da Star Seiki. O fornecimento de água gelada para os processos foi da Qualiterme. A Ineal providenciou o alimentador para o silo de secagem e armazenagem. Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida) e UCS apresentaram todo ciclo do plástico e produtos originados a partir da reciclagem.

O Recicla Plastech Brasil conta com os apoios da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), do Instituto Nacional do Plástico (INP), do Instituto do PVC, do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast) e do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi).

Sobre a Plastech Brasil : A Plastech Brasil é uma das principais feiras setoriais do país organizada por um sindicato de classe. Em 2015, a quinta edição do evento bienal realizado pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) ocupará os Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, de 25 a 28 de julho. Os segmentos expostos na Platech Brasil incluem matérias-primas e produtos básicos, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, instrumentos, controle e automação, transformadores de plástico, serviços e projetos técnicos, publicações técnicas, entidades e instituições.

Fonte: Simplas / Plastech Brasil

Foto: Pauline Gazola

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Recicla Plastech Brasil entrega 5,7 mil banquinhos de matéria reciclada a Secretaria de Educação de Caxias do Sul”

  1. Jos marques Says:

    Amigo tou procurando resina polester para marmore sintatico sabe iformar quem tem a bom preo.

    Date: Wed, 6 Nov 2013 19:20:09 +0000 To: markessolar@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: