Feira K 2013 excede expectativas

  • Muitas inovações pioneiras resultam em um número notável de negócios fechados durante a feira
  • Expositores prevêem um forte pós-feira em geração de negócios

k_2013Foi com grande expectativa que as empresas das indústrias de plásticos e borracha foram a Düsseldorf  para a K 2013, a feira mais importante do mundo em seu setor. A recuperação experimentada no setor, já há meses, juntamente com a confiança que as empresas do segmento tinham em poder mostrar inovações pioneiras de produtos para todos os setores da cadeia produtiva aumentaram as justificadas esperanças de uma boa exposição e de negócios ativos no pós-feira. E essas expectativas foram , na verdade, até mesmo excedidas ao longo dos oito dias da feira . Expositores relataram unanimemente que receberam inúmeras consultas de projetos concretos, que tiveram intensas negociações com visitantes vindos de todo o mundo e que conseguiram fechar um número notável de negócios , alguns dos quais foram concluídos instantaneamente – sendo que muitos deles estavam na casa dos milhões.

O Presidente do Conselho Consultivo de Expositores para a K 2013, Ulrich Reifenhäuser, ficou extremamente satisfeito com os resultados :”Nós não esperávamos que a disposição dos visitantes em investir fosse tão alta ! Os vários produtos e aplicações inovadoras que estrearam em Düsseldorf foram recebidos com grande interesse pelos visitantes.E as inovações não foram apenas admiradas, mas também foram realizadas muitas negociações concretas e contratos foram assinados . Muitos clientes estão ampliando suas capacidades e estão investindo em novas tecnologias para aprimorar a sua vantagem competitiva global. Nós temos bastante confiança em prever um forte pós- feira em termos de negócios e esperamos um crescimento contínuo em nosso setor . ”

Esta visão encontrou eco em todas as áreas da feira e foi compartilhado igualmente pelos mais de 3.200 expositores, desde produtores de matérias-primas, até processadores e fabricantes de máquinas. Os expositores destacaram particularmente a proporção agora ainda maior de visitantes internacionais e o seu alto grau de especialização, além do fato de que um número desproporcionalmente alto de gestores de alto escalão visitaram a K 2013.

Os cerca de 218.000 visitantes profissionais à K 2013 vieram de mais de 120 países. Werner Matthias Dornscheidt , Presidente e CEO da Messe Düsseldorf , encantado , juntamente com sua equipe, com a excelente resposta à feira, disse : “Mais uma vez, torna-se muito claro que a K é e continua sendo o evento mais importante na indústria de plásticos e borracha ! Este é o lugar onde as novas tecnologias são estreadas, ao lado de  novos desenvolvimentos de tecnologias maduras, e este também é o lugar onde os pedidos de compra são colocadas para essas inovações . Os visitantes estrangeiros à K 2013, em particular, mostraram uma vontade muito alta para investir e um em cada dois visitantes vieram para Düsseldorf com intenções de compra específicas em mente. Mesmo que o tamanho das delegações das empresas compradoras individuais tenha caído ligeiramente, nenhuma empresa que produza ou use produtos de plástico perdeu esta oportunidade para saber mais sobre as inovações de hoje e as tendências do futuro na K 2013 ” .

O evento anterior , em 2010, recebeu 222.486 visitantes e teve a participação de 3.094 expositores.

Os resultados da pesquisa feita com visitantes também sustentaram a visão mostrada pelos expositores de que a participação internacional dos visitantes subiu mais uma vez : 58%, ou seja, 126 mil visitantes profissionais, vieram do exterior . Pouco menos da metade dos visitantes estrangeiros vieram de outros continentes – viajaram para Düsseldorf de lugares tão distantes como Angola , Burkina Faso, Ilhas Malvinas , Iêmen, Malawi , Nepal, Nova Caledônia, Omã, Peru e Turcomenistão. Como esperado , a proporção de visitantes profissionais provenientes da Ásia representou o maior grupo de visitantes estrangeiros – cerca de 30.000 especialistas chegaram a Düsseldorf vindos do Sul e Leste Asiático, assim como da Ásia Central, Oriente Médio e Oriente Próximo. Visitantes da Índia foram mais uma vez o maior grupo, enquanto que o número de visitantes da China, Indonésia, Irã, Japão e Taiwan subiu consideravelmente.

Também apresentando um aumento significativo foi a proporção de visitantes da América do Norte: cerca de 8.100 visitantes foram registrados a partir dos EUA e Canadá – 1.300 a mais do que a K 2010. Em torno de 11.000 especialistas vieram da América Latina, correspondendo a aproximadamente o mesmo número que veio há três anos. Formando o maior contingente, estiveram especialistas do Brasil, México , Argentina e Colômbia.

Outro aumento  também foi observado no número de visitantes da África do Sul , com cerca de 2.000 profissionais.

Entre os visitantes de países europeus vizinhos, a Holanda dominou com 8.000 visitantes , seguida pela França , Bélgica, Grã-Bretanha e Itália. Houve também um aumento perceptível no interesse da Polônia, República Checa e Hungria.

Ao longo de todas as fronteiras nacionais, houve um número desproporcionalmente alto de gerentes entre os visitantes da feira : cerca de dois terços correspondiam a cargos da alta ou média administração. Bem mais da metade desses tem um papel decisivo ou co -determinante nas decisões de investimento de suas empresas. A proporção de visitantes dos setores de pesquisa, desenvolvimento e design também foi considerável.

Soluções para economia de recursos e eficiência energética dominaram muitos lançamentos de produtos e o setor mostrou-se marcado por um desejo de fabricar produtos de forma ambientalmente amigável, porém rentável. O setor de máquina e construção de plantas, o maior segmento em exibição na K 2013 com cerca de 1.900 expositores, também esteve no foco de interesse dos visitantes : pouco menos de dois terços de todos os visitantes entrevistados disseram que, particularmente, queriam reunir informações sobre as inovações nesse setor. Para 42% dos visitantes da feira, as apresentações dos produtores de matérias-primas e auxiliares eram de interesse primordial, enquanto que 22 % direcionaram a sua atenção principalmente para produtos semi-acabados e componentes técnicos feitos de borracha e plástico (várias respostas possíveis). Os visitantes vieram de todos os segmentos usuários principais – desde a construção civil, setor automotivo e embalagem, até o setor elétrico, de aplicações médicas e agrícola. Em geral , os visitantes da K 2013 deram suas melhores notas para a feira : 96% afirmaram ter plenamente alcançados os objetivos de sua visita.

Mostra especial” Kunststoff bewegt – Plásticos movimentam o mundo

Também reunindo grande interesse entre os visitantes de todo o mundo foi a mostra especial da K 2013 intitulada ” Kunststoff bewegt – Plásticos movimentam o mundo” . Esta mostra destacou a contribuição feita pelos plásticos para uma ” vida em movimento “. O objetivo foi abordar a contribuição direta de plásticos para as variadas facetas da mobilidade , bem como o movimento emocional – por exemplo , por meio da arte e design. Questões orientadas para o futuro, girando em torno dos principais temas do crescimento da população, as necessidades de energia e mudanças climáticas também foram discutidas. A abertura do evento, em 16 de outubro, teve a participação do ex- ministro das Relações Exteriores, Joschka Fischer, que discutiu a questão da sustentabilidade.

A próxima K Düsseldorf será realizada de 19 a 26 de outubro de 2016 .

Fonte: Messe Düsseldorf

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: