Solvay comemora 150 anos

No Brasil, com a Rhodia, o grupo atua há 94 anos

 “Um século e meio de descobertas a serviço do progresso das pessoas e da sociedade”. O slogan comemorativo dos 150 anos de fundação do grupo Solvay reflete a contribuição que a empresa tem dado para a evolução da sociedade ao desenvolver permanentemente novas tecnologias, produtos e processos no setor químico.

Desde sua fundação, em 1863, por Ernest Solvay, o grupo entende que a química, além de ser um negócio lucrativo, oferece ao mercado um leque crescente de tecnologias e soluções inovadoras, competitivas e geradoras de valor. Atende às demandas do seu tempo e ajuda a construir um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

“Temos orgulho de fazer parte dessa história de sucesso, ao mesmo tempo em que reconhecemos os desafios para continuar progredindo no setor químico, oferecendo aos nossos clientes e ao mercado os melhores produtos e tecnologias. Por isso, investimos permanentemente em nossos recursos e talentos para fazer a química cada vez mais sustentável”, afirmou Osni de Lima, presidente do Grupo Solvay na América do Sul, ao participar de eventos realizados no Brasil para comemorar os 150 anos do grupo.

O grupo Solvay investe anualmente em torno de US$ 60 milhões em duas operações na América do Sul, para aumento de capacidade de produção, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e aplicações para os diversos mercados em que atua na região.

Constituído inicialmente na Bélgica, para a produção de carbonato de sódio, através de um processo químico criado por Ernest Solvay, o grupo expandiu progressivamente suas atividades, desenvolvendo novos produtos e alcançando mercados internacionais.

Ao longo dos anos, a empresa transformou-se constantemente para se adaptar a novos desafios macroeconômicos e geopolíticos, mantendo no centro de sua cultura empresarial a produção industrial química ligada à ciência.

Para perpetuar o compromisso de Ernest Solvay pela pesquisa científica, o Grupo criou em 2013 o Prêmio Solvay para a Química do Futuro, concebido para celebrar grandes descobertas científicas que vão ajudar a criar a indústria química do futuro.

Um dos mais importantes movimentos estratégicos realizados pelo grupo recentemente foi a aquisição das operações internacionais da Rhodia, em setembro de 2011, cuja consolidação foi concluída no início de 2013, criando um empresa química internacional com operações em 55 países, empregando cerca de 29.000 pessoas e possuindo um  faturamento anual da ordem de 12,4 bilhões de euros. Ao mesmo, tendo em vista a sua reconhecida trajetória de sucesso na região, a marca Rhodia foi mantida no Brasil.

Áreas de atuação

Bens de consumo: Mais conforto e bem-estar aos consumidores com fibras, plásticos, aromas e várias outras soluções, que estão presentes em produtos de limpeza e de higiene pessoal, alimentos, artigos têxteis e equipamentos esportivos.

Automotivo: O grupo é um aliado dos avanços que contribuem para a mobilidade sustentável: sílicas para pneus mais eficientes, que diminuem consumo de combustível; plásticos de engenharia e polímeros especiais, que reduzem o peso dos veículos, melhorando seu desempenho; materiais com base em terras raras, que reduzem as emissões de poluentes.

Energia: Soluções para agregar eficiência energética aos processos industriais e para aumentar a capacidade de armazenamento de energia nas baterias de lítio. Além de produtos usados para gerar energia solar e eólica e membranas de difusão de gases e transferência de calor.

Meio ambiente: Soluções específicas que ajudam proteger o meio ambiente na vida cotidiana e na indústria. Elas são utilizadas em controle de emissões atmosféricas, reparação de solo, abastecimento e tratamento de água, tecnologias de membranas de separação de gás e de purificação de água.

Construção:  Solventes e fibras para uma infinidade de aplicações em construção: tintas e revestimentos, isolamento térmico, janelas, fiação elétrica, cabos e tubos, acessórios para sistemas de aquecimento e arrefecimento, agentes de expansão e retardantes de chama.

Agricultura: Produtos seguros, eficazes, fáceis de usar e ambientalmente amigáveis para a fabricação de agroquímicos, substituindo com vantagens os aditivos convencionais. Já o bicarbonato de sódio e a sílica são utilizados na fabricação de produtos para cuidado animal.

Eletricidade e eletrônicos: Formulações e soluções de alto desempenho para materiais condutores e fotovoltaicos, revestimentos de monitores de tela plana, semicondutores, diagnósticos médicos por imagens e câmeras digitais, otimização da eficiência energética da iluminação elétrica, componentes de isolamento elétrico e eletrônicos orgânicos.

Papel: Produtos usados nos diferentes estágios da produção de papel: peróxido de hidrogênio para o branqueamento da celulose, soda cáustica para a produção de celulose e carbonato de sódio para a preparação do papel.

Outras Indústrias: Agentes de processos e intermediários para inúmeras aplicações, ajudando as indústrias clientes a superar o desafio de assegurar desempenho ambiental e, ao mesmo tempo, manter a competitividade.

Fonte: Solvay

Fonte: Nordson Kreyenborg / Martino Communications

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: