Sistema hidráulico de duas fases lançado pela Nordson Kreyenborg elimina necessidade de acumulador de óleo pressurizado

Sistema da Nordson KREYENBORG para ativação de placas corrediças ou pistões de válvula tem duas bombas hidráulicas e um reservatório de óleo não pressurizado, reduzindo custos e evitando a necessidade de inspeções de segurança obrigatórias

K_2013_Kreyenborg_1Um grupo motor com duas bombas supera de maneira eficaz a resistência durante a operação da placa corrediça ou válvula desviadora sem a necessidade de um acumulador de óleo hidráulico pressurizado, anunciou a Nordson KREYENBORG GmbH durante a Feira K 2013, em Duesseldorf.

O novo sistema elimina os custos associados à manutenção de acumuladores pressurizados, bem como os custos adicionais e as complicações decorrentes das inspeções de segurança obrigatórias para este tipo de acumulador. (Na Bélgica, por exemplo, as inspeções devem ser realizadas a cada um a dois anos, e em Luxemburgo e na Alemanha, a cada cinco anos.) Além disso, as duas bombas presentes no novo sistema da Nordson KREYENBORG são alimentadas a partir de um único reservatório de óleo e são acionadas por um único motor, simplificando o design e reduzindo o investimento inicial.

Em um sistema hidráulico convencional para trocadores de tela de placas corrediças, um acumulador pressurizado é necessário para superar a resistência causada por polímeros residuais degradados ou torrados, que, de outra forma, podem impedir o movimento da placa corrediça em um trocador de telas ou das válvulas de acionamento, de derivação e de deslocamento usadas em diversas aplicações de processamento de polímeros. O sistema da Nordson KREYENBORG possibilita a ação com rapidez semelhante desses dispositivos, evitando, porém, a manutenção, os custos e os problemas de segurança relacionados a um acumulador pressurizado.

O novo sistema utiliza duas bombas hidráulicas que são capazes de operar simultaneamente. Uma, chamada de bomba de vazão de volume, arrasta um maior volume de óleo para possibilitar movimentos rápidos quando o nível de resistência está baixo. A segunda, chamada de bomba de alta pressão, usa menos óleo mas gera um acúmulo de pressão que supera altos níveis de resistência. As duas bombas são controladas por meio de uma válvula que ativa ou desativa as duas bombas conforme necessário. Elas podem funcionar juntas – por exemplo, se a resistência a uma placa corrediça de trocador de tela se tornar maior no fim do movimento, a bomba de alta pressão é ativada.

Fonte: Nordson  Kreyenborg / Martino Communications

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