Evonik introduz no mercado brasileiro acrílico de alto brilho para indústria automobilística

Utilizado em larga escala  na Europa e nos Estados Unidos, o ACRYLITE® Hi-Gloss, o acrílico especial da Evonik desenvolvido para uso em aplicações automotivas não transparentes, começa a conquistar as montadoras brasileiras de veículos. Segundo a Evonik, a resina de PMMA é produzida na cor Black Piano e possui altíssimo brilho e excelente resistência a intempéries. A empresa afirma que o ACRYLITE® Hi-Gloss é ideal para revestir colunas A, B e C externas dos veículos, retrovisores, lanternas, molduras de rádio e peças do painel.

“O produto oferece excelente custo-benefício e alta durabilidade. Como principais vantagens estão alto brilho sem necessidade de pintura, design leve, economia na produção, altíssima resistência às condições adversas do tempo e possibilidade de polimento”, declara Carla Camilo, chefe de produtos da área de Polímeros Acrílicos da Evonik.

A Evonik destaca que a eficiência e qualidade da sua resina acrícilica são testadas durante todo ciclo de vida do automóvel, garantindo o mesmo padrão inicial, sem perda de brilho. Além disso, características como resistência química, abrasão e facilidade de moldagem o tornam o candidato ideal para substituição de peças plásticas pintadas para uso nas colunas externas, por exemplo, bem como em peças de acabamento no interior dos veículos.

Já é de conhecimento do mercado que peças de plástico pintadas têm maior custo de produção, porque requerem uma etapa adicional de trabalho. A vantagem da utilização do ACRYLITE® Hi-Gloss, segundo a Evonik, é que este passo é completamente eliminado, resultando em economia de até 40% no custo total da peça em comparação com sistemas de componentes pintados.

Os benefícios vão além da economia. Destaca a empresa que, com suas propriedades especiais, o ACRYLITE® Hi-Gloss oferece aparência particularmente luxuosa e superfície de alta qualidade aos componentes. Comparativamente, peças feitas com este material (polimetilmetacrilato – PMMA) também são mais leves do que as metálicas. Como resultado, o próprio veículo fica mais leve, tem menor consumo de combustível e produz menos CO2.

A indústria automotiva brasileira produziu mais de 3,3 milhões de veículos em 2012 e é nesse mercado que a Evonik pretende solidificar o ACRYLITE® Hi-Gloss.“Estamos apresentando o ACRYLITE® Hi-Gloss às montadoras instaladas no Brasil e elas têm demonstrado grande interesse, tanto que o material estará presente em um breve lançamento”, destaca Carla.

A Evonik é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Ela atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros. No Brasil, a empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Fonte: Evonik

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