Sindicato da Indústria de Plásticos do Espírito Santo realiza Semana do Plástico

O maior evento do setor do Plástico no Estado, a Semana do Plástico ES, ocorreu entre os dia  07 e 19 de outubro, com ações em diferentes locais da Grande Vitória. O evento contou ainda com uma programação complementar, com atividades específicas que acontecem até o mês de novembro.

Em sua sexta edição, a Semana do Plástico ES discutiu o tema “O Plástico e a Sociedade”. A programação buscou atender demandas do setor e da sociedade em geral, com momentos de educação socioambiental, capacitação, fortalecimento do associativismo e integração entre os profissionais da Indústria do Plástico.

“Há alguns anos, a Semana do Plástico ES era uma utopia. Surgiu de uma conversa em que se discutia uma forma de motivar o industrial a participar das ações do Sindicato. Hoje, o evento cresceu e evoluiu. Fez a diferença para o setor depois de implantado”, destaca o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES), Neviton Helmer Gasparini.

A solenidade de abertura do evento acontece às 19h, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

Capacitação durante o evento

Os empresários e profissionais da Indústria do Plástico capixaba puderam aproveitar a Semana do Plástico ES para se capacitarem. O evento contou com workshops ministrados nos dias 08 e 09 de outubro pelas maiores fornecedoras de matérias-primas e insumos para produção do setor, a Braskem e a Cromex, e pelas empresas Pavan Zanetti e Refrisat.

Dentre os temas que foram apresentados, estiveram: “Tecnologia dos polímeros”; “Otimização do consumo energético na moldagem de termoplásticos por injeção”; “Pigmentação dos polímeros” e “A importância da refrigeração nos processos de moldagem”. Os workshops foram realizados no Senai-Civit, na Serra.

“As formas de aplicações das matérias-primas e insumos do setor são amplas e, muitas vezes, o empresário desconhece todos esses aproveitamentos. Os workshops apresentaram essas aplicações, orientando as indústrias para que aumentem sua eficiência. Foi uma oportunidade para o diálogo diretamente com os fornecedores, em que puderam tirar dúvidas, debater dificuldades e demandas, e ainda visualizar a possibilidade de novos negócios”, enfatizou o vice-presidente do Sindiplast-ES, Hudson Temporim, responsável pelas capacitações.

Exposição e integração

Além de workshops, a programação oficial contou com a exposição “O setor do Plástico no ES”, que exibiu produtos de 40 empresas do setor e permaneceu por 15 dias no hall de entrada da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. A abertura da mostra aconteceu no dia 07. O objetivo foi apresentar aos demais segmentos de mercado, o que o Espírito Santo produz em termos de embalagens, tubos flexíveis, frascos e componentes, artefatos injetados e fibra de vidro.

Palestras educativas e estande na Semana de Ciência e Tecnologia

Pela primeira vez em suas edições, a Semana do Plástico ES conta com uma programação complementar que estenderá as ações do evento até o mês de novembro. Como parte dessa programação, está a participação do Sindiplast-ES na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, de 22 a 25 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. O Sindiplast-ES estará com um estande na tenda principal do evento e promoverá uma mesa redonda, no auditório central, para discutir o tema “O Plástico e a Sociedade”.

O diretor Especial de Meio Ambiente do Sindiplast-ES, Romário Corrêa Araújo, destaca que assuntos como as aplicações do plástico no dia a dia, consumo consciente, e efeitos e benefícios do Plástico Verde estarão em pauta durante o debate. Já o estande do Sindiplast-ES apresentará vídeos de processos de produção e exibirá a exposição “O setor do Plástico no ES”, apresentando ao público da feira o que o Espírito Santo produz no setor de Transformados Plásticos, assim como a tecnologia na produção.

Fonte: Contatus Comunicação

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Sindicato da Indústria de Plásticos do Espírito Santo realiza Semana do Plástico”

  1. JAIR SARCINELLI Says:

    gostaria de receber uma relação de todas as industrias de plásticos do Esp. Santo…..
    grato
    JAIR SARCINELLI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: