A indústria de Plásticos e Borracha demonstra o seu pleno escopo e poder de inovação na feira K 2013, em Duesseldorf, na Alemanha.

Conservação de recursos e eficiência energética são temas centrais

k_2013Os plásticos e a borracha são exemplos de eficiência. Materiais isolantes feitos de polímeros protegem contra o frio e o calor. Seu uso poupa muito mais petróleo do que é necessário para fabricá-los . a substituição de metal por plástico torna carros e aviões mais leves . A fabricação de automóveis leves economiza combustível e preserva recursos . Pneus feitos com blendas avançadas de borracha reduzem a resistência ao rolamento e o consumo de combustível. Por mais de cem anos, os plásticos e borracha tem estado disponíveis para infinitas novas aplicações, com o poder de inspirar e fascinar. Apenas algumas décadas atrás, os destaques inovadores no setor eram os filmes para embalagem, o revestimento de cabos e as seringas de uso único. Hoje, os destaques são as micromooldagens de cateteres cardíacos ou próteses produzidas por impressão 3D. Além disso , os materiais desempenham um papel fundamental na expansão de fontes de energia renováveis.

A indústria de plásticos e borracha está apresentando o seu pleno escopo e o seu poder de inovação na seu principal feira de comércio global, a K 2013, de 16 a 23 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha. Como Ulrich Reifenhäuser, presidente do Conselho de espositores da K 2013, ressaltou na conferência de imprensa antes da feira : ” Durante meses, os fabricantes de máquinas, produtores de matérias-primas e processadores de todo o mundo estiveram se preparando intensamente para o maior evento no calendário da indústria . Departamentos de desenvolvimento têm trabalhado incansavelmente para ter certeza de que eles vão convencer os visitantes com novos recursos e inovações que atendam às exigências de conservação de recursos e eficiência energética em materiais , máquinas, tecnologias e aplicações . ”

Centro de exposições de Düsseldorf lotado

Mais de 3,2 mil expositores irão apresentar os seus mais recentes desenvolvimentos para todos os setores da indústria na K 2013. O espaço de exposição abrange cerca de 171 mil metros quadrados e o centro de exposições de Düsseldorf está com todas as suas 19 alas lotadas.

O espectro de fornecedores varia desde grandes players globais até pequenas start-ups , e a variedade de produtos vai desde matérias-primas commodities até moldes feitos sob medida ou micropeças . Werner M. Dornscheidt , presidente e CEO da Messe Düsseldorf : “Em nenhum outro lugar do mundo se pode experimentar a amplitude de matérias- primas e tecnologias de processamento e aplicação tão completamente quanto na K, em Düsseldorf. Este é o lugar onde todos os fornecedores de destaque mostram suas inovações revolucionárias, porque este é o lugar onde eles esperam encontrar um público de especialistas altamente internacional . Estou confiante de que haja novamente mais de 200 mil visitantes profissionais de todo o mundo que não vão perder esta oportunidade de estar na K 2013, para experimentar as tendências de hoje, desenvolvimentos para amanhã e visões para o futuro distante . ”

3.200 expositores de 59 países

Os expositores da K 2013 vêm de 59 países . Eles incluem fornecedores da Europa , com um grande número especialmente da Alemanha, Itália , Áustria, Suíça e França. O que é notável é que os países do Sul da Europa, os quais foram duramente atingidos pela crise do euro – como a Itália, Espanha e Grécia -, têm a mesma (ou até maior) presença na K 2013 do que em 2010 .

A indústria alemã de plásticos e borracha representa quase 40 por cento do espaço total, ou seja, 66.497 metros quadrados. Ao mesmo tempo, as mudanças no mercado mundial estão claramente refletidas no K: o número de empresas da Ásia e o espaço de apresentação reservado por elas aumentaram fortemente desde o evento de 2010. O espaço de exposição das cinco maiores países expositores asiáticos da Ásia – China , Taiwan, Índia, Japão e Coreia do Sul – é quase um terço maior ( um pouco menos de 18,8 mil metros quadrados em 2010; quase 25 mil metros quadrados em 2013).

Mostra especial “Plásticos movimentam o mundo “

A diversa gama de produtos e serviços dos próprios expositores será complementada por um programa de apoio abrangente . O show especial já tradicional no hall 6 , este ano intitulado ” Plásticos movimentam o mundo ” , merece uma menção especial . Ele deixa claro quais as contribuições que o plástico pode fazer para uma “vida em movimento”. Neste caso, o termo ” movimento” abrange uma gama muito ampla. Ela inclui não apenas as contribuições diretas que os plásticos fazem para as diferentes facetas de mobilidade, mas também as maneiras pelas quais eles podem “movimentar” no sentido emocional, por exemplo, na arte e design, ou como inspiração para soluções futuras para os grandes desafios do crescimento da população, demanda de energia e mudança climática.

Uma série de palestras de expositores proeminentes também estão explorando o tema do show especial a partir de ângulos diferentes . No dia da abertura, 16 de outubro , o ex- ministro alemão das Relações Exteriores, Joschka Fischer falouo sobre sustentabilidade. Ele foi seguido em 17 de outubro por Bertrand Piccard , a primeira pessoa a voar através dos EUA a partir de San Francisco para Nova York em uma aeronave solar, a sua ” Solar Impulse”, sem usar uma gota de combustível. Um dos destaques do mundo do esporte aconteceu no dia 18 de outubro, com o aparecimento dos campeões olímpicos e mundiais da associação de canoagem mais bem sucedido do mundo, o alemão “Team Kunststoff” .

Forte incentivo para a geração mais jovem

A K 2013 também dá grande ênfase a incentivar os jovens a entrar na profissão . Mais uma vez , houve um programa da kai, a iniciativa de educação em plásticos . Em painéis de discussões, shows com experimentos ao vivo e nos estandes de pesquisa, aprendizes, alunos escolares e universitários estão tendo a oportunidade de experimentar o que é trabalhar com plásticos . Além disso, a Associação Alemã de Engenheiros (VDI) esteve apresentando o Fórum de Estudantes VDI, no domingo, 20 de outubro. E na mostra especial “Plásticos movimentam o mundo”, houve também sessões em domingo, 20 de outubro , intituladas “Os jovens falando com …” para explicar para os jovens que tipos de empregos estão disponíveis na indústria de plásticos e discutir os aspectos ambientais e futuros temas com eles.

Outros destaques do programa de apoio são a estréia do Campus da Ciência, na qual as universidades e institutos de pesquisa estão agrupados em uma única área pela primeira vez para apresentar temas voltados para o futuro , e a conferência DesignChain@K . Também sendo apresentada pela primeira vez, a conferência se direciona a designers e desenvolvedores de diferentes ramos da indústria, oferecendo a oportunidade de aprender sobre os plásticos e as suas possibilidades de design. Outra novidade é a conferência “Eletrônica impressa – Oportunidades para a Indústria de Plásticos” e o PEPSO Pavilion (Produtos e Soluções de Eletrônica Impressa ), com informações sobre o status quo e as perspectivas do tema de inovação sobre eletrônicos impressos .

A K 2013 Düsseldorf está funcionando das 10 da manhã às 18:30 diariamente, de quarta-feira , outubro 16, a quarta-feira, 23 de outubro.

Fonte: Messe Duesseldorf

Curta nossa página no

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: