SABIC divulga vencedores de Concurso de Projetos de Iluminação automotiva

Sabic_concursoA SABIC e o London Royal College of Art (RCA) indicaram recentemente os vencedores do concurso de projeto de iluminação automotiva da VISIcON durante a cerimônia de premiação realizada no campus Kensington da universidade. O programa de quatro meses patrocinado pela SABIC desafiou os estudantes de pós-graduação dos programas de Projeto de Veículos e de Têxteis para Veículos da RCA a desenvolverem conceitos de iluminação automotiva inovadores utilizando materiais da SABIC. Os alunos trabalharam em nível individual e de equipe. O grande prêmio individual da VISIcON foi atribuído a Daniel Quinlan (Irlanda ) com Franklin Brown (Estados Unidos) e Stephen Russell (Reino Unido) como vice-campeões. Pierre Andlauer e Henri Peugeot (França), Selim Benhabib (Turquia) e Cherica Haye (Reino Unido) ganharam o prêmio principal como o melhor projeto de equipe. Haye, um estudante de segundo ano de projetos têxteis, também foi escolhido como o grande vencedor do prêmio na categoria de pesquisa de materiais. O projeto VISIcON serviu como experiência preparatória única na carreira dos estudantes que participaram da RCA e ajudou a destacar a importância da identificação e seleção de materiais nas primeiras fases do projeto e também a versatilidad e dos materiais plásticos de alto desempenho na condução de projetos automotivos.

“Parabenizamos os estudantes projetistas vencedor es e todos os participantes por terem abraçado plenamente o desafio que estava por trás do VISIcON”, disse Scott Fallon, gerente geral automotivo do negócio Innovative Plastics da SABIC. “Está claro para nós que os alunos aproveitaram a liberdade de projeto que as nossas soluções termoplásticas oferecem. Seus conceitos nos empolgaram e proporcionaram um vislumbre do futuro da iluminação automotiva e do projeto de veículos, com as novas e ousadas alternativas de design e funcionalidade expandida.

Estamos entusiasmados com as possibilidades de construir além do VISIcON e em ajudar nossos clientes a aplicarem as tecnologias mais recentes e a aprimorarem a iluminação em seus veículos”. O trabalho dos estudantes foi apresentado a um júri composto por ilustres projetistas automotivos,representantes da SABIC e da RCA, e outros especialistas externos. “Todos os conceitos e modelos que vimos no VISIcON demonstraram serem frutos da imaginação, colaboração e inovação”, disse Richard Woolley, Diretor do Estúdio de Projetos Avançados da Land Rover e um dos membros do júri do VISIcON. “Este foi um projeto fantástico para estes jovens projetistas. Fiquei impressionado com a criatividade dos alunos e por desfrutarmos em profundidade de suas visões de como os plásticos podem trazer mudanças positivas para iluminação e mobilidade do carro no futuro”.

O projeto VISIcON permitiu a livre circulação de ideias e pensamentos em todas as áreas de estudodo projeto (Projeto de veículos, têxteis e industrial) e incluiu designs automotivos de três estúdios- Automark (identidade da marca), Flow Urban (projeto de exteriores) e Inside Out (projeto de interiores). “Esta polinização cruzada de ideias entre estúdios e áreas de estudo foi a grande força do projeto VISIcON”, disse o professor Dale Harrow, chefe do departamento de projeto de veículos do RCA. “Acreditamos no desenvolvimento de projetistas que possam adotar uma visão mais ampla e que estão abertos a diferentes perspectivas. O VISIcON nos permitiu fazer isso e, apoiado pela experiência da SABIC em soluções de materiais, permitiu que os alunos criassem algumas peças de trabalho verdadeiramente únicas”.

O modelo ‘ENOPE’de Daniel Quinlan, vencedor do prêmio na categoria de projeto de veículo individual inteligente, utiliza materiais da SABIC para aprimorar a funcionalidade e a estética. Ele inclui o uso de bordas iluminadas de vidros de veículos com LEXAN™ como unidades de iluminação inovadoras para iluminação dianteira e traseira e marcação lateral. Seu modelo segue um tema de iluminação inspirado no oceano e bioluminescência e está baseado em uma interpretação altamente criativa da pesquisa de materiais feita pela estudante Sofie van Aelbroeck (Bélgica), de Projetos Têxteis, companheira de Quinlan no exercício de grupo, e vice-campeã na categoria de pesquisa de materiais.

Os vice-campeões Individuais Brown e Russell impressionaram o júri com seus modelos e pesquisas subjacentes. Brown produziu um concei to de cupê esportivo elétrico que é altamente configurável pelo uso inteligente da tecnologia de impressão em 3D avançada. Os painéis exteriores e interiores contêm elementos de iluminação que obtêm uma nova funcionalidade e iluminação de projeto que é utilizada para comunicar a informação sobre o estado do veículo e sobre o seu movimento para o condutor e para os demais passageiros. A abordagem de Russell foi completamente diferente. Seu veículo, na forma de chapas transparentes meticulosamente dobradas, estava focado principalmente na utilização da luz natural, o que levou à descoberta de uma nova e altamente inovadora linguagem de projeto formal que inspirou muitos dos seus colegas durante o transcorrer da competição VISIcON.

A equipe vencedora composta pelos estudantes Andlauer, Peugeot, Benhabib e Haye adotou o tema “Hipereality” (hiperrealidade). Eles combinaram três projetos altamente individuais em uma visão escultural que usa a iluminação para aprimorar elementos naturais, tais como o vento e a chuva, para criar a impressão de velocidade do veículo. Eles desenvolveram duas formas esculturais: uma forma de mobilidade impressa em 3D; e uma escultura transparente com alta resistência a UV através das resinas VISUALFX™ da SABIC, que adicionam iluminação e profundidade. Este modelo maior é maravilhosamente suportado pelo te nsionamento de fios para destacar ainda mais a sensação de força e o espírito de movimento.

Haye ganhou o aclamado premio na categoria de pesquisa de materiais por seus guias de iluminação plásticos na forma de fios em padrões têxteis. A combinação de materiais iluminados por um poderoso mecanismo de iluminação produziu um efeito de luminosidade de alto valor que é maravilhosamente intrigante e original.

A SABIC premiou com bolsas de estudo os vencedor es e vice-campeões individuais. Os estudantes das equipes vencedoras e vice-campeãs receberam iPads da Apple. O VISIcON é o segundo projeto de concepção cria tiva que a SABIC patrocinou no RCA. Em 2005/2006 a SABIC desafiou as equipes de estudantes por meio de sua competição PLASTicon, que buscava explorar e experimentar uma ampla gama de tecnologias de plástico para identificar novas possibilidades de projeto de veículos

Fonte: SABIC

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: