Clariant apresenta soluções inovadoras para o segmento de plásticos durante a Feiplastic 2013

Clariant_320_feiplasticEntre os dias 20 e 24 de maio, aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a Feiplastic 2013 (Feira Internacional do Plástico). A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, aproveitou a realização do evento mais importante para o setor de plásticos na América Latina para o lançamento de novas soluções que buscam a inovação, com foco nas necessidades dos clientes, sem abrir mão da segurança dos usuários e do meio ambiente. Três unidades de negócios da empresa – Masterbatches, Pigments e Additives – estiveram presentes, divulgando o que possuem de mais avançado para o mercado.

Clariant promove linha completa de pigmentos com redução de halogênio

A Clariant Pigments é líder global no fornecimento de pigmentos orgânicos, preparações pigmentárias e corantes para a indústria do plástico. “São décadas de experiência, know how e foco nas necessidades dos clientes que imprimem em nossos produtos uma reputação de excelente desempenho técnico e alta qualidade, todos desenvolvidos em nossos próprios laboratórios“, explica Geraldo Ventola, Gerente da BU Pigments para a América Latina.

Para auxiliar seus clientes produtores de eletro-eletrônicos a atender à legislação cada vez mais rigorosa, a qual exige a minimização de substâncias indesejadas nesses aparelhos, a Clariant promoveu durante a Feiplastic seu portfólio de produtos LHC (Low Halogen Content). A linha é composta por 15 soluções que unem a redução de halogênio à alta performance. “A Clariant vem, cada vez mais, fortalecendo sua posição como fornecedora de pigmentos e corantes para aplicações críticas, apoiando seus clientes a cumprirem com os requisitos de sustentabilidade da indústria do plástico“, reforça Geraldo Ventola.

Também foram apresentados no evento dois corantes vermelhos com propriedades que visam o melhor resultado no produto final dos clientes. De acordo com a Clariant, o PV Fast Red HGR tem a vantagem de permitir sua mistura com o amarelo para a produção de tons de laranja limpos sem perder performance no resultado, garantindo boa solidez à luz e boa resistência térmica, o que representa uma opção de excelente custo-benefício. Já o PV Fast Red E4G, com um tom vermelho amarelado, chega para completar a linha à base de Quinacridona, que reúne pigmentos nobres de alta performance com alta solidez à luz e alta resistência térmica, uma solução indicada para todos os tipos de plásticos.

A Clariant levou também para a Feiplastic o lançamento PV Fast Green GNX, pigmento verde com alta perfomance em termos de dispersão. Segundo a empresa, esta solução possui tratamento físico que lhe concede o atributo de melhorar a dispersabilidade, contribuindo efetivamente com o desempenho aprimorado do processo produtivo.

Aditivos da Clariant agregam qualidades a materiais comuns

A Clariant Additives é uma das maiores fornecedoras do mercado de produtos para efeitos funcionais em plásticos com soluções inovadoras. A empresa produz um amplo portfólio de aditivos poliméricos, como antioxidantes, estabilizantes de processamento, estabilizantes à luz, agentes antiestáticos, ceras poliolefínicas, montânicas, amídicas e  retardantes de chamas não-halogenados. “A Clariant possui um portfólio de aditivos bastante amplo, capaz de atender todo o mercado com soluções de alta performance e agregando propriedades para melhoria dos processos produtivos de nosos clientes”, explica Paulo Ghidetti, Coordenador Técnico da Unidade de Negócios de Aditivos para a América Latina.

Durante a Feiplastic, a Clariant apresentou um lançamento global em sua linha de estabilizantes à luz: o Hostavin NOW™ para aplicação em filmes empregados na cobertura de estufas agrícolas – de acordo com a empresa, o produto consiste em uma solução personalizada de estabilizantes aos raios UV baseada em Amino Éter que proporciona um alto desempenho mesmo nas condições mais severas, superando em vários aspectos outros produtos padrão do mercado, como na resistência ao contato com defensivos agrícolas, prolongando a durabilidade dos filmes. O Hostavin Now™ é um produto inovador, tendo como base uma molécula desenvolvida pela Clariant, completamente diferente das existentes no mercado. A empresa afirma que ele oferece mais benefícios em relação a aditivos similares, como alta compatibilização com a resina, melhor distribuição e incorporação no filme plástico e isenção de propriedades organolépticas (como odor) durante o processamento.

Também foram destaques no estande da Clariant: o Hostavin N 845 PP,  um estabilizante à luz do grupo químico dos HALS, o qual, de acordo com a Clariant, é muito eficiente para a estabilização de poliolefinas e outros plásticos devido a sua alta compatibilidade e resistência à extração por água e detergentes;  e o Hostanox QB 1202, desenvolvido para estabilização térmica de processamento com alta eficiência na proteção dos plásticos durante esta estapa do processo, mantendo propriedades fundamentais, como fluidez e cor.

Comprometida com a preservação do meio ambiente,  a Clariant Additives dedica-se ao desenvolvimento de novos produtos baseados em matérias-primas oriundas de fontes renováveis, entre eles o  Licocare™ SBW11. Lançada recentemente, esta cera, utilizada no processamento de PVC, é produzida a partir de óleo de soja e modificada quimicamente.

Ainda dentro do portfólio de ceras, a Clariant também divulgou a linha de ceras de polipropileno e polietileno Licocene, desenvolvidas a partir de um processo exclusivo da companhia empregando nova tecnologia de catalisador. Tal inovação, de acordo com a empresa, permite atingir alta eficiência de dispersão de Pigmentos em super concentrados, usando combinações de Licocene como veículo (carrier) com várias vantagens, como menor inventário, produções mais curtas e economia de energia devido a temperaturas mais baixas de processamento.  Como um dos mais importantes fornecedores de ceras montânicas, a Clariant também realizou durante a feira a divulgação dos produtos Licomont® NAV101 e Licomont® CAV102, indicados como agente de nucleação para plásticos, como poliéster e poliamida, trazendo melhoria na fluidez durante o processo de extrusão  e na desmoldagem durante o processo de injeção.

Outro destaque na Feiplastic foi a linha completa de retardantes de chama totalmente livre de halogênios e metais pesados, ou seja, além de evitar a propagação da chama evita a emissão de gases tóxicos quando expostos ao fogo. Os produtos da linha Exolit® OP foram desenvolvidos especialmente para plásticos de engenharia e, de acordo com a Clariant, apresenta as seguintes vantagens: alta eficiência como retardante de chama; excelente propriedade elétrica em situações de curto-circuito (CTI 500-600 V); não interferência na coloração dos compostos empregados; manutenção de boas propriedades mecânicas nos plásticos de engenharia; baixa densidade aos plásticos de engenharia após sua adição; e alta estabilidade de temperatura para processamento.

Laboratório com foco no segmento têxtil de poliéster é novidade da Unidade de Negócios de Masterbatches

A Clariant Masterbatches  desenvolve soluções em concentrados de cor e aditivos, além de compostos técnicos, para a indústria de plásticos com performance e qualidade reconhecidas pelo mercado. “A combinação de nossa presença global e fortes parcerias locais nos tornou um dos maiores fornecedores do setor. Operamos mais de 50 unidades de produção em todo mundo“, declara Monica Ferreira, Diretora da Unidade de Negócios de Masterbatches para a América Latina. “Além de novidades em soluções, aproveitaremos a realização da Feiplastic para anunciar a ampliação do nosso  Laboratório para o Setor Têxtil, localizado em Suzano (SP), que terá como foco o desenvolvimento de soluções para aplicação em poliéster“, complementa a executiva.

As novas instalações do laboratório permitirão à Clariant reproduzir o processo de produção de seus clientes para a coloração de fibras de poliéster destinadas à fabricação de carpetes e para a confecção de tecidos para emprego nas indústrias automobilística e têxtil, conseguindo preparar soluções que atendam necessidades específicas desses produtores. “Nosso laboratório faz parte da ampla infraestrutura de centros de aplicacação da Clariant, com o objetivo de ofecer aos clientes um serviço diferenciado, garantindo confiabilidade no desenvolvimento dos projetos“, explica Rogério Zerino, Gerente de Masterbathes para o setor Têxtil na América Latina.

Durante a Feiplastic, a Clariant também promoveu sua linha de Masterbatches Líquidos, os quais, segundo a empresa, garantem excelente homogeneização e performance inigualável em relação à cor. O Master Líquido é fabricado por meio de uma dispersão de pigmentos em veículos líquidos, um tipo de formulação que traz inúmeros benefícios ao processo de extrusão ou injeção, por exemplo, possibilita uma troca de cor mais rápida e aumento da produtividade. Além disso, oferece outras vantagens à versão sólida, como a redução de custos com transporte e menor espaço para armazenamento, já que é apresentado de forma mais concentrada.  Por tratar-se de uma tecnologia ainda pouco explorada no mercado de masterbatches, a Clariant dispõe de uma equipe técnica altamente capacitada para treinar o cliente e assim obter o máximo proveito de suas vantagens.

Outro destaque na feira foi o produto CESA® Laser (Laser Marking) para marcação a laser. Trata-se de um aditivo que produz efeito térmico e fotoquímico na frequência de radiação de energia emitida por um  laser de alta definição, permitindo a marcação individualizada e permanente de todos os polímeros. E, ainda, a Clariant promoveu o Hydrocerol®, um agente de expansão química e agente de nucleação utilizado em diversos processos de transformação de termoplásticos que, em condições de temperatura controlada, libera gases formando estruturas celulares. Afirma a Clariant que a tecnologia do Hydrocerol permite reduzir custo, reduzir o peso da peça, melhorar o processo, reduzir o ciclo, corrigir empenamento e deformação, aumentar a rigidez relacionada ao peso, melhorar propriedades elétricas, além de garantir isolamento térmico e acústico em diversas aplicações, tais como  embalagens, produtos  de bens de consumo e aplicações automotivas e de construção.

A equipe da Clariant Masterbatches também divulgou durante a Feiplastic o ColorForward™ 2014, guia de previsão de tendências e cores publicado anualmente pela empresa com foco na indústria do plástico. O estudo é produzido pela rede global ColorWorks™ da Clariant e utiliza a linguagem das cores para expressar as tendências que vão atrair a atenção dos consumidores nas embalagens plásticas e definir a paleta de tons para 2014. Para essa edição, foram reunidos especialistas em cor, design, marketing e polímeros de todas as partes do mundo, representando diversas disciplinas que identificaram tendências sociais que podem causar um importante impacto no futuro próximo: Keep It Real, que busca manter o interesse dos consumidores cansados de marcas e produtos sempre iguais; Re|use|full, que observa materiais existentes sob diferentes ângulos para novas criações; There to Share, que nos apresenta a era digital, a mobilidade e a informação acessível a todos; One Time Zone, inspira-se nas cidades, na cor escura e profunda das altas horas da noite; Vamos Jogar Bola, busca no futebol e no espírito brasileiro as cores do carnaval e ritmos da dança.

Fonte: Clariant / Burson Masteller

Foto (créditos): Feiplastic

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: