Missão do Simplás levará equipe organizadora da Plastech Brasil 2013 à Feiplastic

Sindicato do Nordeste Gaúcho terá estande próprio e grupo de empresários em São Paulo

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) desembarcará com uma missão de mais de 30 empresários na Feiplastic – Feira Internacional do Plástico que ocorre de 20 a 24 de maio, das 11h às 20h, no centro de exposições do Anhembi, em São Paulo. O grupo representa a região que em oito municípios concentra mais de 60% do plástico transformado do Rio Grande do Sul, com mais de 500 companhias processando cerca de 450 mil toneladas por ano.

Apoiador da Feiplastic, o Simplás esteve presente nas três edições da feira anterior, a maior do segmento na América Latina, em parceria com a Abiplast. Em seu estande, a entidade do Nordeste Gaúcho contará com toda equipe da Plastech Brasil. O objetivo é ampliar relacionamento com expositores e visitantes, já visando à edição da feira que se realiza de 27 a 30 de agosto, em Caxias do Sul.

Instalada na região que concentra o 3o maior polo de ferramentarias do país, a Plastech Brasil projeta crescimento de 60% em 2013, com a atração de 400 expositores e mais de 25 mil visitantes. A estimativa de faturamento dos expositores no evento chega a uma média de R$ 4 mil por metro quadrado locado, segundo pesquisa realizada na edição anterior, em 2011.

A Plastech Brasil tem foco em matérias-primas e produtos básicos; máquinas, equipamentos e acessórios; moldes e ferramentas; instrumentos, controle e automação; transformadores de plástico; serviços e projetos técnicos.

Caxias do Sul, onde se realiza o evento, é o 2o polo metalmecânico do Brasil e um dos maiores de toda América Latina. Só no parque industrial do município são 32 mil empresas de grande, médio e pequeno porte.

“Pela primeira vez, China e Índia estarão participando de modo direto. Companhias de Estados Unidos e Itália também já manifestaram interesse. A identificação da feira como uma geradora de oportunidades ganha corpo fora do país”, revela o presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), realizador do evento, Orlando Marin.

Detentor do 4o maior PIB e do 3o maior parque industrial do Brasil, o Rio Grande do Sul ocupa a vice-liderança nos setores plástico e de borracha, de produtos químicos e de petroquímica, de máquinas e equipamentos, de produtos de metal e de fabricação de bebidas. Recentemente, recuperou o topo do ranking nacional como polo moveleiro, posição em que já estava nos setores de couro e calçados, equipamentos de transporte e equipamentos agrícolas.

O programa Think Plastic Brazil – promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – estará desenvolvendo o projeto Comprador com empresas associadas ao Simplás e expositores. “Será a única edição do Projeto Comprador realizada fora de São Paulo em 2013”, destaca Marin.

Para as micro e pequenas empresas, maiores empregadoras do país, o Sebrae já acena com a ampliação das rodadas de negócio  incluindo o Arranjo Produtivo Local (APL) dos setores metalmecânico e automotivo (MMEA), ferramentarias e Polo Naval.

Além disso, ainda oferecerá subsídio de 60% na montagem de um estande coletivo especialmente voltado ao APL automotivo. O benefício é dirigido às empresas que participam dos projetos do Sebrae e do APL-MMeA, associadas ao Simplás e ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).

Braskem, Innova e BRDE já são os primeiros patrocinadores do projeto Recicla Plastech Brasil, que vai demonstrar os processos de coleta, separação, reaproveitamento de matéria-prima e geração de um novo produto com destino público dentro do pavilhão de exposições. Os 5,7 mil banquinhos plásticos produzidos a partir do reaproveitamento de plástico descartado serão doados a escolas municipais de educação infantil, numa parceria com a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal.

A continuidade do Projeto, cujas ações serão desenvolvidas após a realização da Plastech Brasil,  com a rede de ensino pretende transformar em hábito das crianças a forma correta de descarte de resíduos.

“Queremos mostrar ao público em geral, aquele que não está familiarizado com o setor de transformação, o que é o processo de reciclagem e o que pode ser feito a partir do reaproveitamento dos diversos tipos de plástico. Muita gente não sabe, por exemplo, que 100% do plástico é reciclável. Até mais de uma vez, dependendo do material”, explica Eugênio Razzera, 2º vice-presidente do Simplás.

A conveniência dos participantes, normalmente valorizada na concepção da feira, será expandida. Literalmente. Happy Business é o nome da iniciativa que possibilitará o fechamento de negócios além das 21h. Com música ambiente ao vivo.

“Sabemos que muitos participantes da Plastech Brasil desejam aproveitar ao máximo o período disponível na cidade para encaminhar novas situações comerciais. Com o Happy Business queremos oferecer um espaço de maior tranquilidade, com opções de alimentação, um bom vinho da Serra Gaúcha e boa música para facilitar o aproveitamento destas oportunidades, após as 21h, sem precisar sair do pavilhão de exposições”, define o diretor-executivo do Simplás, Zeca Martins.

Diferenciais voltados aos expositores e consagrados em feiras anteriores serão mantidos, como o cartão de descontos e vantagens Clube do Expositor e a Sala Vip para retoques em maquiagem, quick massage ou simplesmente descanso no intervalo dos negócios.

“Se ainda cabe uma sugestão, depois da feira, faça uma experiência. Estique a permanência e a quilometragem para conhecer um pouco mais das serras, vales e cânions que embelezam esta região do Brasil. ”, conclui Orlando Marin.

Curta nossa página no

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: