BASF apresenta materiais médicos tecnológicos customizados na feira Compamed, em Duesseldorf.

  •  Novos polímeros antimicrobianos da linha HyGentic® são uma ótima opção para moldagem por injeção
  • Termoplásticos de alta performance para moldagem por injeção e extrusão

O foco do estande da BASF na feira Compamed em Düsseldorf, na Alemanha, está no portfólio de produtos antimicrobianos HyGentic e sua gama de serviços de apoio, e em um número de plásticos de alta performance para aplicações médicas tecnológicas. A BASF estará expondo suas soluções de 14 até 16 de novembro de 2012, no estande nº G28, corredor 08B.

Produtos HyGentic apresentam excelentes efeitos antimicrobianos. A BASF irá apresentar as mais recentes adições à família de produtos HyGentic na feira. HyGentic SBC é um bloco de material granulado de copolímero estireno-butadieno transparente,   que contém íons de prata antimicrobianas. O granulado pode ser utilizado diretamente para a fabricação de dispositivos médicos, tais como inaladores ou filtros de ventilação.

 HyGentic PA é um granulado de poliamida antimicrobiano, reforçado com fibra de vidro, que é excepcionalmente bem adequado para a produção de elementos de operação para dispositivos médicos.

 “Esses materiais são excepcionais por serem extremamente eficazes contra uma série de fungos e bactérias”, explicou Edgar Eichholz, gerente de desenvolvimento do negócio para materiais de dispositivos médicos, e acrescentou: “Além disso, dispositivos médicos produzidos com produtos HyGentic podem ser desinfetados por meio de procedimentos convencionais”.

A BASF está trabalhando em uma ampla gama de soluções para dispositivos médicos e superfícies de equipamentos que impedem, de forma duradoura, o acúmulo microbiano potencialmente perigoso. “Polímeros e elastômeros que contam com nossos aditivos apoiam as medidas de higiene hospitalar profissional”, disse Eichholz. Isto minimiza o risco de que os dispositivos médicos fabricados a partir destes produtos contribuam para a propagação de micróbios.

A equipe de dispositivos médicos da BASF no centro de pesquisa e desenvolvimento em Tarrytown, Nova Iorque, tem a experiência, instrumentos, equipamentos e instalações de laboratório para produzir formulações personalizadas focadas em aplicação. A equipe testa estas formulações para a eficácia antimicrobiana e as incorpora em uma variedade de materiais que sejam adequados para uso no equipamento disponível.

“A combinação seletiva dos ingredientes antimicrobianos orgânicos e inorgânicos produz efeitos de sinergia e aumenta a eficácia dos componentes individuais”, Eichholz explicou. Nas formulações obtidas desta forma, os componentes individuais atuarão por mais tempo, por exemplo, ou mais rapidamente. Uma equipe de microbiologia dedicada verifica as várias formulações obtidas para a eficácia antimicrobiana contra microorganismos relevantes, incluindo patógenos multirresistentes, como o MRSA (m ethicillin-resistant Staphylococcus aureus).

A BASF também está pesquisando novas gerações de materiais com efeitos de superfície inovadores que são de interesse para os dispositivos e equipamentos médicos, e oferece oportunidades de cooperação para os fabricantes de dispositivos médicos.

Termoplásticos de alta performance na tecnologia médica

O portfólio de plásticos da BASF identificado pelo sufixo “PRO”, que tem sido direcionado especificamente para atender às necessidades da indústria de tecnologia médica, compreende duas classes de materiais: a série Ultraform® PRO (POM: polioximetileno; poliacetal) e Ultradur® B4520 PRO (PBT: polibutileno tereftalato). Por meio das vantagens individuais de produtos personalizados, a combinação tribológica de peças de plástico feitas de Ultraform PRO e Ultradur PRO se traduz em sinergismos adicionais: por exemplo, canetas de aplicação de insulina com excelentes propriedades podem ser produzidas a partir desses materiais. Aqui, os grades de Ultraform PRO, para baixo atrito entre as peças individuais funcionais, e o Ultradur PRO, como o elemento de deslizamento, evitam ruídos irritantes de forma confiável durante a utilização.

Ultraform® PRO de alta viscosidade e Ultradur® PRO de qualidade médica

Ultraform N2320 003 PRO é um tipo de moldagem por injeção da gama de produtos com uma viscosidade mais elevada. Graças à sua alta resistência ao impacto e rigidez, este Ultraform grau N é ideal para a fabricação de elementos altamente estressados, tais como peças funcionais em canetas de aplicação de insulina, dispositivos de atomização ou inaladores de pó seco. Por outro lado, o grau Ultraform H4320 PRO foi adaptado especificamente para o processamento por extrusão a velocidades de ejeção elevadas. É altamente viscoso, ainda mais resistente ao impacto e ao mesmo tempo que é muito duro, e também forte, apresenta boa estabilidade térmica. Suas aplicações principais são conectores plug-in, cabos de instrumentos cirúrgicos e outros componentes que são feitos a partir peças semi-acabadas.

O material Ultradur B4520 PRO é o primeiro PBT da BASF para aplicações moldadas por injeção em tecnologia médica. Aqui, a tão conhecida elevada estabilidade dimensional do PBT tem sido melhorada pela adição de um comportamento de encolhimento otimizado, de modo que agora este produto cumpre os requisitos mais rigorosos em termos de precisão dimensional reprodutível feita em componentes destinados a dispositivos médicos. Mais importante ainda, este material pode ser facilmente reproduzido e esterilizado com radiação gama ionizante ou óxido de etileno.

Pacote de serviços abrangente para a tecnologia médica

Juntamente com os seus plásticos da família “PRO”, a BASF oferece um pacote de serviço abrangente, que foi adaptado especificamente às exigências da tecnologia médica. Além de apoio relacionado com tecnologia de aplicações, este pacote implica o compromisso explícito de que nenhuma mudança será feita na formulação do plástico armazenado no Drug Master File (DMF) da FDA. Todos os graus de produtos da gama PRO foram mostrados para cumprir com as normas internacionais aplicáveis e os testes de usos para tecnologia médica de plásticos, como a EU, US e Japanese Pharmacopeias e DIN EN ISO 10993-5. Tais testes são realizados (em grânulos) por institutos terceirizados independentes.

Fonte: BASF

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “BASF apresenta materiais médicos tecnológicos customizados na feira Compamed, em Duesseldorf.”

  1. Elomed - Equipamentos Hospitalares Says:

    Muito importante contar com produtos eficazes contra bactérias e fungos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: