Troféu do Mérito Plástico Pietro Zanella será entregue pelo Simplás nesta sexta, dia 31

Em sua 8ª edição, o prêmio homenageia a Codeca e o empresário Jaime Lorandi

O SIMPLÁS – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho realiza mais uma entrega do Troféu Mérito Plástico Pietro Zanella. A solenidade ocorre no dia 31 de agosto, às 20h, e será realizada no Restaurante SICA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Os homenageados de 2012 são a Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) e o empresário Jaime Lorandi, da Plásticos Itália, de Farroupilha.

O troféu recebe este nome em função do italiano Pietro Zanella, pioneiro da indústria de transformação de plástico no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é homenagear pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham se destacado em ações relacionadas ao desenvolvimento da indústria do plástico na região Nordeste Gaúcha. A distinção considera a promoção dos valores humanos ligados às suas atividades e à preservação do meio ambiente.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

CODECA

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul – Codeca é uma empresa de economia mista, autossustentável, que atua no município desde 15 de março de 1975, nas áreas de limpeza urbana  e pavimentação asfáltica. Desde sua fundação, ela tem acompanhado a evolução tecnológica em sua área, sendo destaque na coleta seletiva e reciclagem. Este ano conquistou a ISO 9001:2008, sendo a primeira empresa pública brasileira no segmento urbano a receber esta certificação.

Caxias do Sul foi uma das pioneiras a implantar a coleta seletiva, em 15 de agosto de 1991. Em 2007, a empresa implantou o sistema de coleta mecanizada, disponibilizando a comunidade 1400 contêineres amarelos para o descarte de resíduos seletivos e 1400 para os orgânicos. Nesse mesmo ano, a coleta seletiva aumentou 100% na área com contêineres.

Com suas iniciativas, Caxias do Sul se tornou modelo para o país. É hoje uma das cidades que mais reciclam no Brasil. Atualmente, cerca de 90 toneladas de resíduos recicláveis são coletadas diariamente pela empresa, por meio do sistema manual e mecanizado. Hoje são reciclados cerca de 25% dos resíduos sólidos urbanos, um dos maiores índices do país.

Os materiais coletados são encaminhados gratuitamente às associações de reciclagem, o que contribui para a preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda para cerca de 450 pessoas diretamente e mil de forma indireta.

JAIME LORANDI

Formou-se em 1985 em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. De 1987 a 1990 foi professor da UCS e de 2008 a 2012, exerceu o cargo de Coordenador e Professor da Cadeira de Empreendedorismo Cristão na mesma Universidade.

Jaime colaborou para a fundação do Simplás, onde atuou como tesoureiro nos seus seis primeiros anos. Em 1989 fundou a Plásticos Itália Ltda., entrando para a área industrial. Com o desenvolvimento da empresa, as unidades foram instaladas em Farroupilha. Atualmente, a Plásticos Itália possui capacidade para processar 500 toneladas de embalagens plásticas por mês e tem em suas instalações um ótimo ambiente de trabalho.

SOBRE O TROFÉU

O “Mérito Pietro Zanella” consta de uma peça artística, estilo troféu e um Diploma, especialmente confeccionados para simbolizar o reconhecimento do SIMPLÁS a quem contribui para o desenvolvimento do setor plástico ou atividades a este relacionadas.

O troféu destaca mãos, que representam o trabalho pioneiro e criador, com pequenos grãos derramados, simbolizando as individualidades de cada empresa do setor que, assim como as resinas após o processo de transformação, se fundem para formar uma entidade única, representada pelo SIMPLÁS, que tem na união de seus associados sua força representativa.

SOBRE PIETRO ZANELLA

Zanella chegou à Caxias do Sul em 1948 e, no ano seguinte, fundou a firma “Pietro Zanella Indústria Plástica”, onde, durante muitos anos, produziu uma vasta linha de artigos domésticos, sanitários, elétricos, metalúrgicos, de adornos, para confecções, instrumentos musicais, acessórios para automóveis e outros, entre eles, as primeiras incubadoras para recém-nascidos. Com o reconhecimento da qualidade dos produtos, a denominação social da empresa passou a ser “Indústria de Plásticos SIRA Ltda”. A sigla da nova marca referia-se às iniciais de “Sistema Industriale Resine Artificiale”, que traduzia o método próprio de seu criador, resultado de longos anos de experiências e pesquisas.

Naturalizou-se brasileiro no ano de 1965. Em 3 de maio de 1973, foi nomeado Delegado Conselheiro da “Camera di Commercio Italiana per il Sud del Brasile”, compreendendo os Estados da Região Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Promoveu também, inúmeros intercâmbios industriais, comerciais e de tecnologias entre empresas brasileiras e europeias. Em 2 de junho de 1973 recebeu do Presidente da Itália, Giovanni  Leone, o título de “Comendador da Ordem ao Mérito da República Italiana”. Pietro Zanella faleceu em 25 de junho de 1980.

Fonte: Núcleo Comunicação e Marketing

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: