Clariant lança na MD&M Brasil aditivos que melhoram processamento e funcionalidade

  • Expansão contínua de um portfólio de masterbatches e compostos dedicado aos setores médico e farmacêutico.
  • Soluções inovadoras para a funcionalidade e a produtividade promovem a diferenciação e a redução de riscos.
  • Pré-teste de ingredientes usando dados de extração e avaliação biológica apoia o desenvolvimento do cliente.

A Clariant lança seu novo portfólio estendido de aditivos MEVOPUR™ com foco na melhoria da funcionalidade e do processamento em aplicações de dispositivos médicos no evento MD&M 2012 em São Paulo, Brasil.

A linha de aditivos responde à pressão cada vez maior por custos no setor e à demanda pela diferenciação de aparelhos através de desempenho e design de última geração. Esta linha também ajuda os fabricantes a garantirem a segurança e a facilidade de uso, ampliando sua atratividade em relação aos profissionais da medicina e ao mercado de autoadministração. Ela complementa a linha de cores padrão ISO/USP da Clariant, que oferece criatividade em opções de cores vibrantes para os aparelhos.

A linha utiliza ingredientes avaliados através do ISO10993 / USP23 partes 87 e 88. Isso ajuda as companhias de dispositivos médicos na avaliação de biocompatibilidade de ingredientes e permite que empresas farmacêuticas e conversores estabeleçam um claro perfil de extração e simulem o potencial de lixiviação nas embalagens que entram em contato com medicamentos. Os dados auxiliam os processos de garantia de qualidade e ajudam a minimizar os riscos no desenvolvimento e no ciclo de vida dos dispositivos médicos, além de reduzirem os custos de desenvolvimento para os clientes. Benefícios funcionais inovadores, que promovem melhorias de design e desempenho dos produtos, são integrados ao material polimérico. Os potenciais benefícios incluem, por exemplo:

Baixo atrito superficial: a redução permanente e imediata do atrito entre as peças reduz a força de rotação, deslizamento e acionamento, ajudando a melhorar a funcionalidade de aparelhos dosificadores, como as canetas de aplicação de insulina. Outros exemplos são a redução da resistência à inserção para cateteres e a eliminação de óleos em componentes de seringas.

O masterbatch de aditivos oferece uma alternativa efetiva aos químicos fluorados e sua baixa viscosidade de fundido melhora a liberação do molde, evitando depósitos no produto final.

Os pacotes de aditivos incluem uma linha antimicrobiana baseada nos agentes antimicrobianos MedX, da SANITIZED® AG em PP, PE e PC, oferecendo aos fabricantes opções para aumentar o desempenho e o valor de seus produtos médicos. Pacotes de dados e dados de eficiência estão à disposição dos clientes, a fim de fundamentar as aprovações regulatórias de produtos que utilizam a linha MedX.

Novos antiestáticos permanentes que podem reduzir cargas elétricas superficiais, a fim de possibilitar a administração simplificada de medicamentos em pó, oferecem um potencial de migração reduzido em comparação com sistemas convencionais que funcionam por migração.

Aditivos que aumentam a produtividade, com foco na melhoria de custos e processamento, incluem:

Nucleantes de última geração e auxiliadores de processo: os novos masterbatches MEVOPUR da Clariant aditivados com nucleantes para dispositivos médicos moldados por injeção ajudam a reduzir o período dos ciclos em até 12% (dependendo do tipo de resina polimérica) e geram um aumento potencial das taxas de produção. Isso é demonstrado em testes usando peças moldadas por injeção em comparação com PP-H não nucleados e nucleantes convencionais (à base de benzoato). Ao melhorar a cristalização nesses tipos de polímeros de poliolefina usando esses nucleantes, os materiais se tornam mais rígidos e têm maior resistência à distorção térmica.

Os problemas de distorção pós-moldagem são às vezes vistos em peças moldadas por injeção em poliolefinas. Isso também pode ser negativamente influenciado por pigmentos que levam os processadores a ajustar as configurações da máquina para cada cor. Esses problemas podem ocorrer muito tempo depois da produção do dispositivo, aumentando o risco de baixa confiabilidade. Ao utilizar a experiência da Clariant em aditivos, é possível desenvolver uma mistura personalizada, a fim de otimizar o período do ciclo e as propriedades mecânicas.

Aditivos de marcação a laser: marcações duráveis e indeléveis sem tinta ajudam a reduzir as preocupações com resíduos de solventes. Oferecem uma solução permanente, que pode ser obtida sem contato com a ferramenta de marcação, que sobrevive a repetidas esterilizações. Gera a possibilidade de realizar marcações precisas e reduzidas em áreas difíceis de processar com outras tecnologias.

Maior proteção durante a esterilização: a linha de estabilizadores ajuda a proteger PP e COC contra o amarelecimento e a manter as propriedades físicas durante a esterilização por irradiação de raios gama / e-beam. Embora graus médicos de PP estabilizados para raios gama estejam disponíveis no mercado, a escolha é limitada, e para aplicações que requerem esterilizações repetidas ou doses elevadas, o nível usual de estabilização pode não ser suficiente. O masterbatch de aditivos MEVOPUR oferece a possibilidade de superar essas limitações.

Todos os masterbatches, compostos e cores, assim como os aditivos, são fabricados nos três centros de competência farmacêutica e médica da Clariant, registrados com ISO 13485:2003 e instalados nos EUA, Europa e Ásia.

“Os desenvolvimentos de aditivos MEVOPUR representam o compromisso contínuo da Clariant em levar sua experiência em cores e aditivos a uma grande variedade de aplicações industriais, juntamente com a compreensão do controle de risco, consistência de produto e conformidade regulatória necessários ao setor médico. A linha de aditivos MEVOPUR é Controlada, Consistente, Conforme e… funcional”, afirma Steve Duckworth, Diretor Global do Segmento Médico e Farmacêutico da Clariant.

Fonte (incluindo foto):  Clariant

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: