Rhodia implantará laboratório exclusivo para impulsionar inovação na área de poliamidas e intermediários.

A Rhodia, empresa do grupo Solvay, está investindo em torno de um (1) milhão de euros na montagem de um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento dedicado exclusivamente ao seu negócio de Poliamida e Intermediários. O novo laboratório está sendo instalado no Centro de Pesquisas da Rhodia em Paulínia (SP, um dos cinco grandes centros de P&D da empresa no mundo.

A GBU (Global Business Unit) Poliamida e Intermediários da Rhodia atua mundialmente na produção e comercialização de insumos e matérias-primas utilizadas por indústrias do setor de poliamidas (polímeros, plásticos de engenharia, fios e fibras têxteis e industriais) e do poliuretano, que possui inúmeras aplicações. No Brasil, a planta industrial desta atividade está instalada no complexo químico da empresa, em Paulínia.

Segundo Carlos Silveira, diretor da Rhodia Poliamida e Intermediários América Latina, o laboratório é uma peça-chave para a empresa conquistar novos mercados a partir do desenvolvimento de novas moléculas e da identificação de novas aplicações para as tecnologias já existentes.

“Estamos promovendo uma mudança no cenário atual dessa área de negócio, com o objetivo de ampliar o nosso faturamento através do desenvolvimento de novos produtos”, acrescenta Silveira. Antes de dispor de seu próprio laboratório, a unidade de negócio contratava horas de equipes do Centro de Pesquisas de Paulínia (CPP) para as atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Entre os equipamentos do novo laboratório, um dos destaques é a injetora para o desenvolvimento de espumas de poliuretano, produto derivado da cadeia do ácido adípico, com inúmeras aplicações, entre as quais solados de tênis e calçados e espumas para colchões. Dois projetos já em andamento estão voltados à identificação de novas aplicações no mercado de poliuretano. Em breve, iniciam-se as pesquisas visando ao desenvolvimento de novas moléculas.

O laboratório funciona com equipe própria, de quatro pesquisadores, sob o comando de Wagner Lourenço, gerente de P&D da empresa. Além da atuação em pesquisa e desenvolvimento, o laboratório também agregará importantes benefícios no âmbito da assistência técnica e do estabelecimento de parcerias tecnológicas junto aos clientes.

Fonte: Rhodia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: