Empresa americana Clear Lam Packaging desenvolve embalagem alimentícia com camada à base de PLA (ácido polilático).

Nova embalagem apóia o compromisso de sustentabilidade da Lactalis American Group

Com pioneirismo no mercado de lanches de queijo, a Clear Lam Packaging desenvolveu uma nova embalagem reciclável para o seu cliente Lactalis American Group, Inc. A nova embalagem está sendo produzida para todas as variedades da marca “Lactalis Precious® Sticksters® ” e apresenta um filme com material fabricado parcialmente com plástico derivado de plantas. Este desenvolvimento é parte da iniciativa “Project EarthClear ™ ” da Clear Lam.

A embalagem renovável do Precious® Sticksters® é fabricada na planta da Lactalis . A embalagem, que contém pedaços de queijo individualmente selados, é feita a partir de um filme de plástico renovável derivado de plantas e de uma camada externa feita de plástico tradicional à base de petróleo. Este novo material, que é 50 por cento derivado de plantas, gera até 35,2 % menos gases estufa e usa até 36,8 % menos energia do que os materiais convencionais à base de petróleo materiais que ele substitui. A Lactalis efetuou a mudança de embalagem como parte de seu compromisso empresarial com a sustentabilidade.

“Estamos satisfeitos por ter estabelecido esta parceria com a Lactalis para ajudar a introduzir esta embalagem nova e renovável para os produtos Precious ® Sticksters ®”, disse James Sanfilippo, presidente e CEO da Clear Lam Packaging, Inc.  “A Clear Lam e a Lactalis desenvolveram um extensivo trabalho interno de Pesquisa e Desenvolvimento e de teste em mundo real para garantir que este material atendesse aos nossas rigorosos padrões para durabilidade, sustentabilidade e qualidade de impressão. “

As embalagens tiveram um bom desempenho sob condições de distribuição típicas e cumpriram todos os requisitos da FDA para uso alimentar. Foi muito importante para a Lactalis que os materiais acabados tivessem uma menor pegada de carbono e usassem menos energia,  sem perder a eficiência da produção ou afetar o desempenho do produto. A alta velocidade de selagem era um requisito crítico.

“Conseguimos isso e muito mais com esta nova embalagem”, disse Frederick Bouisset, Presidente e CEO da Lactalis American Group, Inc. “Acreditamos que, com a adoção desta nova embalagem, estamos promovendo um futuro melhor, reduzindo o nosso consumo de energia e o impacto ambiental – um objetivo de longo prazo com o qual estamos totalmente comprometidos “.

A Clear Lam produz a camada de base biológica proprietária que é usada no filme a partir de pellets e aditivos e daí o filme acabado é enviado para uma instalação de produção da Lactalis, onde seus produtos Precious® Sticksters® são embalados em máquinas horizontais.

Os materiais de embalagem renováveis da Clear Lam são produzidos a partir de bioplásticos derivados do ácido polilático (PLA) da NatureWorks Ingeo ™, juntamente com ingredientes que melhoram o desempenho. Estes materiais são parte do programa da empresa denominado Project EarthClear e substituem plásticos baseados em petróleo por ingredientes de base biológica desenvolvidos para reduzir a liberação de carbono fóssil para a atmosfera.

Por uma década, a Clear Lam vem investindo extensivamente em pesquisa e desenvolvimento para comercializar novas tecnologias de embalagem que minimizem o impacto sobre o meio ambiente. Esses esforços incluem três linhas de produtos desenvolvidos para o programa Project EarthClear da Clear Lam: embalagens flexíveis e rígidas feita a partir de matérias-primas renováveis, bioplásticos, celofane e papel (matérias primas não derivadas de petróleo); embalagens flexíveis e rígidas feitas com plástico reciclado ou papel; e materiais leves para substituição de latas, garrafas e frascos pesados. Hoje a Clear Lam é uma das maiores extrusoras e termoformadoras do PLA (ácido polilático) Ingeo.

Sobre a Clear Lam Packaging: Fundada em 1969, a Clear Lam Packaging, Inc. é um fabricante líder no segmento de materiais de embalagem rígidos e flexíveis para milhares de produtos nos setores de alimentos, cosméticos e outros. Com sete unidades fabris (4 nos Estados Unidos e 3 na China), a Clear Lam emprega aproximadamente 750 pessoas. Integrada verticalmente desde o design até a produção, a Clear Lam possui as maiores plataformas de termoformagem no mundo.

Sobre o Lactalis American Group, Inc.: A marca de queijos Precious®  e a Lactalis American Group, Inc. são parte do Groupe Lactalis. O Groupe Lactalis produz uma ampla variedade de produtos naturais de queijos vendidos nos Estados Unidos.

Fonte: Clear Lam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: