Espuma de resina melamínica da BASF é usada como isolante acústico em túnel de vento de universidade alemã.

 Espuma Basotect®, da BASF, reúne excelente característica de absorção do som, alta resistência e capacidades flexíveis de processamento

O Instituto de Aerodinâmica e Dinâmica de Gases da Universidade de Sttugart, na Alemanha, pode agora testar componentes para emissões acústicas. Isso é possível porque as peças que absorvem o som confeccionadas com o Basotect®, espuma de resina melamínica da BASF, foram instaladas no túnel laminar de vento do Instituto.

Para a construção dessa estrutura, componentes de asas de avião ou de turbinas eólicas são testados a fim de otimizar sua performance aerodinâmica por meio do uso de correntes de ar. Devido à forma incomum dos túneis de vento, o fabricante de isolamento WKT-Produktion desenvolveu peças customizadas de Basotect®. A empresa alemã Faist Anlagenbau ficou responsável pela engenharia, pelo design acústico e pela instalação das peças.

Com cerca de 45 metros de comprimento, o túnel de vento capta o ar de fora e acelera na entrada. Em seguida, segue uma seção de medição fechada, em que os componentes são estudados. A fim de melhorar a qualidade da medição aeroacústica, ao túnel de vento foi necessário acrescentar isolamento de som, pois o sistema de ventilação gera o ruído que se propaga por meio da seção de medição e, assim, interfere no processo.

Um material de isolamento foi necessário para combinar ótima absorção de som com alta resistência e capacidades flexíveis de processamento – um produto cujo perfil os materiais convencionais ainda não foram capazes de substituir.

Basotect® tem ótimas propriedades acústicas. Devido a sua estrutura de espuma fina, o produto apresenta excelente absorção nas faixas de frequência média e alta.  As boas capacidades de processamento da espuma retardante de chamas também foram cruciais na decisão de aperfeiçoar acusticamente o túnel de vento. O material flexível pode facilmente se encaixar em diferentes formatos e não apresenta fibras quando cortado. Assim, painéis de absorção de diferentes espessuras poderiam ser feitos para serem utilizados nas paredes do túnel. Os painéis de Basotect® variam na espessura de 3 até 100 cm. Eles são revestidos de uma fina camada de poliuretano que os protege da poeira e da umidade.

Basotect® é uma espuma feita de resina melamínica. Seu material principal a torna retardadora de chamas e apropriada para temperaturas de até 240ºC, o que mantém suas propriedades sob uma ampla faixa de temperatura. Devido a sua estrutura de células abertas, Basotect® é leve, flexível em baixas temperaturas e termicamente isolante, além de ter a característica de absorver o som. Basotect® é utilizado para absorção acústica e isolamento térmico em aplicações que requerem elevada segurança contra incêndio, como em edifícios, carros e trens.

Fonte: BASF

 

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: