Dow e Mitsui criam plataforma para a produção de biopolímeros para atender os mercados de produtos de higiene, médicos e de embalagens

A joint venture no Brasil vem ao encontro da estratégia da Dow para crescer em mercados de produtos especiais de alto valor e em economias emergentes

A Dow Chemical Company e a Mitsui & Co. Ltd., de Tóquio, Japão  anunciaram hoje a formação de uma nova joint venture e assinatura de um Memorando de Entendimento visando fornecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance. Isso representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, um país em que a Companhia atua com sucesso há mais de 50 anos.

“Esta operação histórica reforça o compromisso da Dow de investir no crescimento em setores de grande inovação e de alto valor por meio de parcerias estratégicas”, afirmou Andrew N. Liveris, presidente e CEO da Dow. “O acordo também reúne os pontos fortes de duas empresas globais, criando uma combinação única de liderança tecnológica mundial e acesso a matérias-primas renováveis para atender às necessidades de uma região importante e em rápido crescimento do mundo. Esta é uma estratégia acertada da Dow e está alinhada às nossas Metas de Sustentabilidade para 2015”.

Segundo os termos do acordo, a Mitsui se tornará um parceiro com participação de 50% na crescente operação de cana-de-açúcar da Dow em Santa Vitória, Minas Gerais, Brasil. O escopo inicial da joint venture inclui a produção de etanol derivado da cana-de-açúcar como matéria-prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis. Uma vez concluída, a Dow e a Mitsui terão a maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de etanol renovável derivado da cana-de-açúcar. O projeto vem ao encontro do objetivo da Dow de desenvolver soluções de baixo carbono para atender os prementes desafios globais de energia e mudanças climáticas.

Uma vez em operação, essa plataforma será integrada à cana-de-açúcar renovável, permitindo a produção ambientalmente sustentável de plásticos de alta performance com reduzida pegada de carbono. Os biopolímeros produzidos nessa unidade serão uma alternativa verde e substitutos para os mercados de embalagens flexíveis de alta performance, de produtos médicos e de higiene, oferecendo aos clientes os mesmos atributos de desempenho com um perfil ambiental mais sustentável.

“Estamos orgulhosos de fortalecer e expandir a nossa já sólida parceria com a Dow, líder mundial em Plásticos de Desempenho e uma empresa com um histórico comprovado de inovação e de marcas líderes de mercado”, concluiu Masami Iijima, Presidente e CEO da Mitsui. “Essa joint venture favorece o objetivo da Mitsui de contribuir para a indústria e para a sociedade, garantindo um abastecimento estável de recursos renováveis e fornecendo soluções sustentáveis a partir desses recursos”.

A primeira fase do projeto inclui a construção de uma nova unidade de produção de cana-de-açúcar para etanol em Santa Vitória. A construção está prevista para começar no terceiro trimestre de 2011.

“Estamos mais entusiasmados do que nunca sobre o potencial dos produtos químicos sustentáveis da Dow nessa economia em crescimento”, afirmou Pedro Suarez, presidente da Dow América Latina. “Com a Mitsui, fortaleceremos nossa já sólida base para desenvolver materiais renováveis e bioenergia, bem como promoveremos a reputação da Dow e do Brasil como líderes mundiais em economia verde”.

A operação deverá ser concluída antes do final de 2011, e está sujeita a algumas aprovações regulatórias. Os detalhes financeiros não serão divulgados.

Sobre a Dow

O portfólio da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2010, a Dow teve vendas anuais de US$ 53.7 bilhões e empregou aproximadamente 50.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 188 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo.

A Dow América Latina tem 4.400 funcionários, 27 fábricas, 15 escritórios, 14 centros de pesquisa, e vendas anuais de US$ 6,2 bilhões. A Dow está presente na região há mais de 50 anos.

Sobre a Mitsui

A Mitsui & Co. Ltd. é uma das empresas mais diversificadas do mundo em trading, investimentos e serviços. A empresa tem provido clientes do mundo todo com soluções integradas que combinam funções avançadas de gerenciamento de marketing, financiamento, logística e risco.  Com sede em Tokyo, a Mitsui mantém uma rede global com 151 escritórios, 461 subsidiárias e empresas associadas em todo o mundo.

Fonte: Dow

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: