Resina melamínica une excelente isolamento acústico e segurança em ambientes para crianças

Espuma de resina melamínica da BASF controla a acústica e enriquece estética no Museu das Crianças de Dakota do Sul, nos Estados Unidos

O Museu das Crianças de Dakota do Sul, em Brookings, nos Estados Unidos, utiliza vários painéis acústicos confeccionados com a espuma de resina melamínica Basotect® da BASF proporcionando elevada absorção de som e controle de ruído em várias salas e exposições em todo o museu. A equipe de arquitetura e design decidiu usar, para o museu interativo, painéis de Basotect® para absorção de sons e ruídos da fabricante de produtos acústicos Pinta Acustic inc. de Minneapolis, EUA.

A excelente absorção de som do Basotect® se dá devido à sua estrutura de células abertas, que absorve as ondas sonoras que poderiam refletir nas superfícies rígidas da sala. Estas ondas sonoras criam um efeito de eco indesejável e aumentam o nível de ruídos de fundo, efeito conhecido como reverberação.

A versatilidade da espuma permitiu ao museu desenvolver defletores de vários modelos que possuem formato e textura de, por exemplo, uma nuvem. “Os produtos da Pinta Acustic são bonitos e realmente isolam o ruído em um ambiente bem ativo”, disse Andrew Eitreim, arquiteto da Architecture Incorporated e responsável pelo projeto. “A consideração primária quando se está desenvolvendo um projeto como esse é achar um produto que, além de impactar visualmente, combina perfeitamente com a estética sem “entregar“ seu propósito – controle acústico, nesse caso. ”A leveza do Basotect® permite vários meios simples de instalação, reduzindo o custo e oferecendo maior liberdade para o design. Em uma das exposições, os painéis são ligados diretamente à parede; outra mostra usa amortecedores lineares que foram ligados através de uma faixa de metal montada para criar um efeito tridimensional.

Além disso, painéis feitos de Basotect® proporcionam segurança e certos aspectos ambientais que são altamente valorizados em espaços concebidos especialmente para crianças. Basotect® não possui fibras minerais em sua composição, além de ter uma classificação Classe 1 de segurança ao fogo de acordo com a norma ASTM E 84. A alta reflexão de luz, as baixas emissões e o desempenho acústico do Basotect® qualificam os painéis da Pinta Acoustic para créditos LEED para novas construções e projetos escolares. Esses créditos contribuem para o objetivo do museu de alcançar uma certificação LEED Prata do Conselho Green Building dos EUA, o principal padrão nacional para um edifício “verde”.

O Museu das Crianças de Dakota do Sul, que foi inaugurado em setembro 2010, é o primeiro museu de base ampla, multidisciplinar para crianças na Dakota do Sul. O objetivo do museu é promover a aprendizagem de crianças de todas as idades e habilidades por meio de exposições interativas.

A Pinta Acoustic fabrica uma ampla gama de forros, painéis e outros materiais acústicos para aplicações comerciais e industriais, bem como, espumas, materiais compostos e produtos para grade de forro. No Brasil, tem parceria com a Owa Brasil Produtos Acústicos.

Os painéis acústicas fabricados com resinas melamínicas da BASF também vem sendo usados em jardins infantis e escolas na Alemanha.

Fonte: BASF

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: