Dow produz energia a partir de plástico reciclado.

Empresa realiza teste bem sucedido em Midland e consegue captar 96% de energia em 262 quilos de plástico incinerado.

A  Dow Chemical Company realizou em sua segunda maior fábrica nos Esdados Unidos, em Midland, um bem-sucedido teste do uso de plástico reciclado incinerado como fonte de energia.

No projeto piloto identificou-se que, após incinerar 262 quilos de plástico em um forno localizado na unidade de tratamento de resíduos da Dow, havia energia disponível em 96% do material final, equivalente a 11,1 milhões de btus de gás natural. A energia gerada foi utilizada como combustível para o incinerador da companhia durante o teste.

O polietileno linear de baixa densidade (PEBDL), filme utilizado para produzir embalagens para alimentos e produtos para consumo, gerado em um dos laboratórios de extrusão da Dow foi utilizado como sucata.

“O principal objetivo do teste era coletar dados que demonstrassem a utilidade do plástico como uma valiosa fonte valiosa de energia e ajudasse a reduzir o uso de gás natural e outros combustíveis fósseis”, disse Jeff Wooster, Líder de Sustentabilidade em Plásticos para a America do Norte. “O resultado do estudo demonstrou que toda a energia armazenada no plástico pode ser recapturada e reutilizada, ao invés de descartá-lo”.

As vantagens sustentáveis da recuperação de energia incluem a utilização de gás natural ou petróleo para fabricar plásticos, que podem então ser usados, reutilizados, reciclados e valorizados no fim da vida, captando o conteúdo energético da matéria-prima original.

“A recuperação de energia é limpa, de fonte confiável e produz energia renovável com impacto ambiental menor do que outras fontes”, explica Wooster. “Nós olhamos para este projeto como uma nova oportunidade para a Dow demonstrar sua preocupação com a preservação do planeta – aproveitando suas inovações para ajudar seus clientes, comunidade e sociedade, ao mesmo tempo em que incentiva outros a fazerem o mesmo.”

O projeto conseguiu, assim, a validação conceitual para a submissão e aprovação de um dos vários projetos de eficiência energética recentemente escolhidos para receber financiamento do Fundo de Melhoria Energética da Dow. Cerca de US$100 milhões são investidos em projetos que visam reduzir o uso de energia e emissão de gases na atmosfera.

A Dow está comprometida com seu trabalho e parceiros da sua cadeia de valores, associações industriais e outros profissionais da área para aumentar a disponibilidade e a viabilidade de todas as opções do fim de vida do produto, incluindo a reciclagem mecânica, transformação química e recuperação de energia. Este esforço é mais um passo dado pela companhia para alcançar a meta de reciclar 100% das embalagens utilizadas.

Fonte: PorterNovelli / Dow

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: