Faurecia e Rhodia aliam as suas forças de inovação para desenvolver componentes estruturais leves para assentos automotivos

A Faurecia, líder no fornecimento de componentes e soluções de engenharia automotiva, e a Rhodia, líder no desenvolvimento e produção de especialidades químicas, estão unindo esforços para desenvolver uma nova geração de conjunto de componentes estruturais inovadores e leves para assentos de veículos, utilizando plásticos de engenharia de alto desempenho à base de poliamida.

 As duas empresas trabalham juntas desde novembro de 2009 e reforçaram a sua parceria mediante a assinatura de um protocolo de desenvolvimento conjunto em fevereiro deste ano. Este acordo tem por principal objetivo desenvolver uma gama de componentes para assentos utilizando Technyl® SI da Rhodia, um composto de poliamida de ‘superimpacto’ patenteado e inovador, projetado para satisfazer as necessidades de resistência a impacto em peças de utilização intensa.

 O acordo alia o avançado know-how em design de assentos da Faurecia e a tecnologia de plásticos de engenharia da Rhodia, reforçada pelo seu know-how único em simulação preditiva avançada e design de peças.

 “A Faurecia trabalha com materiais inovadores – desenvolvidos pela Rhodia – e conceitos estruturais de assentos, com vista a ultrapassar os grandes desafios colocados à indústria automotiva para a fabricação de veículos mais leves. A Faurecia definiu uma visão, uma estratégia e um programa claros para reduzir o peso dos assentos dos automóveis. Esta parceria deverá ajudar os construtores a cumprir os regulamentos mundiais cada vez mais exigentes sobre emissões,” afirmou Patrick Koller, Vice-Presidente Executivo de Faurecia Automotive Seating.

 “Este projeto de co-inovação com um líder mundial de componentes automotivos representa um passo importante para a introdução de materiais avançados de poliamida como uma alternativa ao aço em aplicações estruturais para automóveis. Este avanço foi conseguido graças ao know-how complementar de ambas as partes e a um intenso trabalho de equipe”, acrescentou François Hincker, presidente da Rhodia Plásticos de Engenharia.

 As estruturas de assentos concebidas em parceria pela Faurecia e pela Rhodia encontram-se atualmente em fase avançada de desenvolvimento, estando a produção em série prevista para 2014. Para além deste marco importante, as duas empresas irão estender a sua colaboração a novas soluções inovadoras, de forma a responder às necessidades dos fabricantes de veículos em termos de soluções mais leves.

 Sobre a Faurecia

A Faurecia ocupa a sexta posição mundial no fornecimento de equipamentos automotivos, sendo especializada em quatro grandes atividades chave: assentos automotivos, tecnologias de controle de emissões, sistemas de interior e sistemas de exterior de automotivos. Em 2010, o Grupo registrou vendas totais no valor de 13,8 bilhões de euros. Emprega 75 000 pessoas em 33 países e possui 238 unidades de produção e 38 centros de I&D.

Sobre a Rhodia

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável.  Estruturada em 11 unidades globais de negócios, agrupadas em cinco business clusters, a Rhodia é parceira dos maiores líderes mundiais das indústrias: automotiva, eletroeletrônica, aromas e fragrâncias, saúde, mercados de cuidados pessoais e domésticos, bens de consumo e mercados industriais. O Grupo emprega 14 000 pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de 5,23 bilhões de euros em 2010.

Fonte: Rhodia

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: