SABIC IP apresenta resultados de pesquisa sobre benefícios do uso de “vidros” de Policarbonato em veículos.

A SABIC Innovative Plastics anuncia novas evidências convincentes sobre os benefícios do vidro de policarbonato (PC) para o mercado automotivo. Além de  proporcionar redução de peso, resultando em consumo menor de combustível e baixas emissões de dióxido de carbono, novas análises indicam os benefícios do vidro de PC Lexan* em relação ao isolamento térmico  , apresentando redução de carga nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, com base na condutividade térmica significativamente baixa do PC em relação ao vidro.

 As novas evidências enfatizam a importância do uso do vidro de PC Lexan para melhorar a eficiência dos veículos convencionais, híbridos e elétricos. As descobertas provêm de pesquisa e desenvolvimento da equipe das subsidiárias da Exatec*, da SABIC Innovative Plastics, especializadas em vidros automotivos.

 “Com essa nova pesquisa, nós oferecemos à indústria uma forma totalmente nova de interpretar os benefícios do vidro de policarbonato Lexan, além dos já conhecidos, como a redução de peso e a liberdade de projeto,” diz Dominic McMahon, gerente geral de marketing de produtos automotivos da SABIC Innovative Plastics e diretor executivo (CEO) da Exatec.

 “Levando em consideração os resultados da pesquisa,  os fabricantes automotivos podem obter ainda mais vantagens com o nosso portfólio de soluções em vidros de policarbonato Lexan, como a ampliação do intervalo de utilização em veículos elétricos e mais eficiência em sistemas de aquecimento e ar condicionado. Essas descobertas representam também um complemento natural para a capacidade de absorver a energia solar apresentadas por nossas resinas   absorventes de infravermelho Lexan, as quais podem ser utilizadas para reduzir ainda mais a carga térmica no interior de um veículo” afirma McMahon.

 Diminuindo a Carga de Ar Condicionado e Ventilação e Diminuindo as Emissões

 As propriedades de isolamento da resina de PC Lexan podem reduzir as demandas nos sistemas de aquecimento e de ar condicionado. A equipe da Exatec da SABIC Innovative Plastics usou simulações computacionais de dinâmica dos fluidos (CFD) de duas configurações de carro, uma com para-brisas traseiro e teto solar panorâmico de PC e a outra com para-brisas traseiro e teto solar panorâmico de vidro. As simulações foram realizadas para os climas quentes e frios, considerando os momentos em que os veículos estão parados e em movimento.

 Os resultados mostram que a baixa condutividade térmica interna inerente ao vidro de PC relativo ao vidro temperado pode reduzir a transferência de calor total no estado estacionário entre o interior e exterior do veículo. Esse efeito é esperado para a redução das emissões em veículos convencionais e híbridos e aumentar a duração da bateria para veículos híbridos e elétricos.

 “Trata-se de um avanço na forma de pensar os vidros de policarbonato”, diz Stephen Shuler, diretor de tecnologia da Exatec. “Substituir os vidros tradicionais por janelas de policarbonato Lexan altamente isolantes contribui para reduzir a demanda dos sistemas de aquecimento e de ar condicionado em climas quentes e frios. Outras simulações de computador mostram, por exemplo, que a redução dessas demandas pode diminuir as emissões em até três gramas de dióxido de carbono por quilômetro e aumentar a duração da bateria em 2 a 3%”, explica o executivo.

 Os Grades de Absorventes de Infravermelho do Policarbonato Lexan Reduzem Ainda Mais a Carga de Ar Condicionado

 A pesquisa e desenvolvimento da SABIC Innovative Plastics teve como resultado uma família de novos produtos de resina de policarbonato Lexan com capacidade de absorção de energia infravermelha (IV). Esses produtos comercialmente disponíveis são formulados para reduzir a quantidade de energia térmica solar que entra no veículo. Através da absorção da energia solar, esses produtos Lexan podem atenuar a carga nos sistemas de ar condicionado para ajudar a aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões.

 Para obter informações adicionais sobre os produtos de resina Lexan da SABIC Innovative Plastics com revestimentos Exatec, visite a página www.sabic-ip.com ou www.exatec.de.

Fonte: SABIC-IP

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: