Fabricante de laminados de PVC investe na reciclagem

A fabricante carioca de laminados de plásticos, Vulcan, deu um novo passo rumo aos seus compromissos voltados à sustentabilidade. Além de reciclar 100% das aparas de laminados do próprio processo industrial, a empresa está iniciando um projeto para recolher os rejeitos produzidos pelos clientes, como é o caso das indústrias farmacêutica e automobilística.

Com essa iniciativa, a Vulcan entrou para o rol de empresas que estão realizando ações de logística reversa, atividade defendida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com essa atitude, as empresas recolhem e destinam os resíduos de produção derivados de seus produtos, usados como matérias primas por outros segmentos da indústria brasileira. Hoje, a empresa vende, por exemplo, bobinas de PVC para a indústria farmacêutica, que as utiliza para produzir embalagens de medicamentos. A idéia é recolher a sobra de plástico dessa atividade e levá-lo para a usina de reciclagem instalada dentro da fábrica da Vulcan em Irajá, Rio de Janeiro, que tem capacidade de processamento de 200 toneladas de rejeitos por mês, dando origem a uma nova linha de produtos a partir da reciclagem.

O Instituto do PVC, representante da cadeia produtiva do PVC, apoia ações como esta, que contribuem com o tripé do desenvolvimento sustentável, promovendo a qualidade de vida da população, a preservação ambiental e a economia de recursos naturais e insumos de sua cadeia produtiva. O PVC é o único plástico que não é 100% derivado do petróleo, já que 57% de seu peso têm como matéria-prima o sal marinho, um recurso inesgotável na natureza. Adicione-se a isso o fato de que o Brasil detém tecnologia de ponta para substituir os 43% de petróleo que o compõe por cana-de-açúcar, ou seja – o PVC 100% derivado de recursos naturais inesgotáveis. Outro aspecto que mostra a sustentabilidade do PVC é o fato de ser 100% reciclável. Os índices de reciclagem do PVC beiram os 20% no Brasil.

A indústria, por sua vez, está fazendo sua parte, desenvolvendo soluções e tecnologias que ajudem neste equilíbrio, conscientizando-se de que os processos de melhorias dependem de um todo. “A cadeia produtiva do PVC, por exemplo, tem dado sua contribuição para o Desenvolvimento Sustentável e tecnológico do Brasil, pois queremos que o País tenha cada vez mais indústrias e energia limpas, serviços competentes, utilização de recursos naturais com tecnologia e sustentabilidade.” ressalta Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC.

Fonte: Instituto do PVC

Foto: Gustavo Stephan

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Fabricante de laminados de PVC investe na reciclagem”

  1. Tweets that mention Fabricante de laminados de PVC investe na reciclagem « Blog do Plástico -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Gê, Blog do Plastico. Blog do Plastico said: Fabricante de laminados de PVC investe na reciclagem http://wp.me/pDBte-lK […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: