Arburg lança mundialmente módulo SELÓGICA – Assistente de preparação de injetoras.

 Na Feira especializada K 2010 a ARBURG, com o seu comando exclusivo SELOGICA, mais uma vez lançou um marco no setor. O mundo técnico internacional ficou entusiasmado com o novo módulo SELOGICA “Assistente de preparação”. Esse módulo permite que preparadores, sem conhecimento técnico detalhado, preparem uma injetora ALLROUNDER de forma simples, rápida e segura. Com um menu, o Assistente de preparação acompanha todo o processo de configuração e preparação – desde a montagem do molde, passando pelo cálculo inicial dos parâmetros até o final do processo.

A ARBURG fabrica o seu comando de máquina SELOGICA internamente e não para de aperfeiçoá-lo. A filosofia, presente desde o princípio, é permitir que exigentes processos de operação sejam dominados de forma simples e segura. Uma exigência que vai ganhando importância em meio a processos cada vez mais complexos. Orientando o usuário, o comando, com interface gráfica, editor de processos e um teste de plausibilidade direto e patenteado, realiza um gerenciamento de máquina e de periferia voltado para o processamento real. Para a ARBURG, pioneira na tecnologia de comando simplificada e interligada, a próxima fase de desenvolvimento da filosofia SELOGICA veio naturalmente. Se é possível acompanhar ou “ensinar” o preparo de processos robotizados usando um menu, por que então não usar isso em todo o processo da moldagem por injeção? Com o novo módulo SELOGICA “Assistente de preparação”, a ARBURG introduz uma interface homem-máquina extremamente simples na moldagem por injeção, que permite acompanhar a preparação do processo da máquina, ou “ensiná-la” rapidamente. Os preparadores recebem um apoio ativo no processo de configuração e ajuste. Agora basta seguir cinco etapas guiadas por um menu para que todo o processo esteja preparado.

Cinco passos para o sucesso

Essa condução de todas as ações através de cinco etapas reduz a inserção de parâmetros ao estritamente necessário. O processo da máquina, como acontece com a preparação dos sistemas robóticos da ARBURG, é confirmado (ensinado) com o simples pressionar de uma tecla. Assim, já não é preciso ter conhecimentos detalhados sobre comando. E mesmo assim o sistema permanece sempre aberto para ajustes posteriores de parâmetros e processos. Na primeira etapa o preparador escolhe as funções de máquina necessárias com as quais a ALLROUNDER deve trabalhar como, por exemplo, ejetor, tiramacho ou unidade seletora. A gama de opções surge em função do equipamento.

Na segunda etapa, o Assistente de preparação apoia ativamente a montagem do módulo. É ele que indica a sequência ideal das etapas de trabalho. Depois é só executá-las e finalizá-las uma após a outra. O preparador, em uma tela central, escolhe as sequências parciais necessárias como, por exemplo, as referências (zeros) de eixos individuais, e as inicia simplesmente apertando uma tecla. O comando executa cada uma das tarefas automaticamente. Além disso, ainda existe uma representação gráfica para facilitar a orientação. Em princípio, nada de inserir parâmetros.

Na terceira etapa se inserem os dados mais importantes para o processo de moldagem. Entre eles estão material, diâmetro da rosca, tipo de molde, área da peça moldada projetada, peso de injeção, espessura da parede e comprimento dos percursos do fluxo. Além disso, só é preciso conhecer poucos dados sobre o produto para que todos os parâmetros de processamento como temperaturas, pressões ou velocidades sejam calculados automaticamente pelo SELOGICA, com respaldo na imensa base de dados integrada no comando.

Na quarta etapa, o preparador define quais parâmetros deverão ser calculados autonomamente. Opções modulares possibilitam, por exemplo, apenas redefinir as temperaturas da unidade injetora quando há uma troca de material. Todos os demais parâmetros podem permanecer inalterados. Além disso, nessa tela do Assistente de preparação também é possível predefinir automaticamente, com um simples “clique”, todas as funções disponíveis de monitoramento e de protocolo. Dessa forma, todo aquele trabalho de inserir parâmetros em diversas telas e selecionar diferentes funções de monitoramento e protocolo deixam de existir.

Na quinta e última etapa, finalmente, a máquina é “ensinada”, quer dizer, usando um menu, ela é preparada de forma serial. Ou seja: o preparador só precisa entrar nas posições necessárias uma depois da outra e confirmá-las. Todas as entradas de parâmetros bem como a complementação do processo da máquina são assumidas automaticamente pelo comando. O SELOGICA assegura que todas as funções de máquina selecionadas na etapa passem pelo aprendizado. Durante o acompanhamento da preparação, também já são definidos os mecanismos de segurança como a posição da proteção do molde. Após passar por todas essas cinco etapas, de um modo geral a ALLROUNDER já está praticamente pronta para o uso.

Entrar na filosofia de comando, ainda mais fácil

Dessa forma o módulo SELOGICA “Assistente de preparação” simplifica eficientemente o trabalho com o comando da ARBURG. Agora é muito mais fácil preparar as ALLROUNDER. A divisão do Assistente de preparação em cinco etapas permite lidar de forma flexível e modular com a complexa técnica de máquina. Como cada função parcial também pode ser utilizada independentemente, o preparador é novamente apoiado em cada troca de molde e preparação. Duas vantagens principais chamam a atenção no “Assistente de preparação”: não é preciso um especialista em comando para poder preparar todo o processo de moldagem por injeção. E a preparação das ALLROUNDER para a produção ficou muito mais rápida com a enorme flexibilidade do Assistente de preparação e com as funções que vão sendo executadas automaticamente em segundo plano. O novo módulo SELOGICA é mais um marco na direção de uma preparação de injetoras realmente aperfeiçoadas. Não resta dúvida: quem quiser configurar a sua ALLROUNDER de forma mais simples, mais rápida e ainda por cima, pronta para enfrentar a concorrência, não vai querer abrir mão de um auxiliar eficiente, que até agora não existia no mercado.

Fonte: Arburg

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: