Reciclagem de Revestimentos de Pisos de PVC poupa recursos.

O revestimento de piso de PVC de fácil manutenção tem sido usado em prédios públicos e particulares há muitos anos. No entanto, mais cedo ou mais tarde, tal revestimento precisará ser trocado. O que fazer com o piso antigo? A ARP Switezerland – um consórcio para reciclagem de piso de PVC promove o reuso do revestimento e assim, favorece o meio mais ecológico e economicamente sensato de recuperação.

A ARP Switzerland, fundada em Aarau em 1996, composta por um consórcio de produtores, importadores e varejistas de revestimentos de piso, criou um sistema logístico para coletar e reciclar produtos usados, aparas e resíduos de revestimento de PVC.  A Planzer Transport Ag transporta os pisos de PVC desmontados das empresas de demolição e instaladores de pisos para a planta de Reciclagem de Revestimentos de Piso de PVC (em inglês AgPR) da Associação em Troisdorf, Alemanha. Lá, o material proveniente da Suíça contribui imensamente para a quantidade total de material a ser reciclado. Graças ao apoio financeiro das empresas consorciadas, a ARP Switzerland cobre os custos de coleta e transporte de materiais. Dessa maneira, as empresas além de economizarem recursos financeiros, apóiam o desenvolvimento sustentável de produtos. Diferente dos aterros sanitários, a reciclagem devolve recursos valiosos ao ciclo de materiais. “O PVC é ecologicamente importante porque é adequado para reciclagem. As empresas que fazem uso das soluções da ARP Switzerland contribuem para o aproveitamento de recursos valiosos e energia”, afirma o presidente Alfred Fassler. E o mesmo se aplica a muitas empresas de outros países que aderiram ao compromisso voluntário do Vinyl 2010, a iniciativa sustentável da indústria de PVC européia que contribui anualmente com milhões de euros para apoiar a reciclagem de produtos pós consumo em seu final de vida útil.

Novo revestimento de piso feito de PVC reciclado

Em se tratando de revestimento de piso homogêneo ou heterogêneo e revestimento de paredes feitos de PVC, a AgPR processa o material recuperado reduzindo-o a partículas minúsculas com no máximo 0.4 milímetros de diâmetro. O PVC reciclado é usado principalmente por produtores de revestimento de piso para fabricação de novos revestimentos de alta qualidade, principalmente com camadas duplas e ecologicamente compactos. Enquanto o PVC reciclado é usado nas camadas internas, PVC virgem é usado na camada externa para atender ao padrão de aparência exigido.

Convincentes econômica e ambientalmente.

Os pisos de PVC são, sobretudo, atrativos ao avaliarmos seu grau de sustentabilidade, por seu custo de manutenção extremamente baixo devido a sua superfície sem porosidade e seus custos de produção acessíveis. O estudo a respeito da sustentabilidade de revestimento de pisos publicado em 2005 pela Consultoria em Sustentabilidade Austríaca GUA (Corporation for Comprehensive Analysis GmbH, Viena) deu notas impressionantemente altas ao piso de PVC. De acordo com avaliações feitas pela Alemanha da vida útil total de revestimento de pisos em hospitais, o revestimento de PVC oferece economias de aproximadamente 20% em comparação a outros produtos alternativos em termos de materiais e custos.

Fonte: Instituto do PVC  / adaptado de PVC TODAY – Summer 2010

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: