Novo sistema de aditivos BASF para rotomoldagem oferece maior qualidade do produto final e eficiência

Ø     Aditivo Irgastab® RM 68 economiza tempo e energia e aumenta a qualidade do produto final

Ø     Produto economiza seis minutos por ciclo, produzindo cerca de 2300 tanques a mais

Ø     BASF oferece um programa para calcular individualmente os tipos de máquinas, proporcionando maior eficiência do processo

O processo de rotomoldagem é um sistema ideal para moldar grandes artigos ocos produzidos a partir do plástico, especialmente de polietileno (PE), incluindo todos os tipos de tanques, recipientes de transporte e itens de recreação como caiaques e brinquedos. As vantagens deste processo de produção abrangem, especificamente, uma ampla linha de possibilidades de design e baixos custos de investimento. Entretanto, o processo também implica em alguns desafios. Os tempos de processamento relativamente longos e as altas temperaturas dos fornos têm um grande impacto sobre a estabilidade do plástico. Além disso, o processo exige um grande consumo de energia. O Irgastab® RM 68 é um sistema de aditivos produzido pela BASF especificamente para plásticos que são processados por meio de rotomoldagem. Ele otimiza o processo, melhora a qualidade do produto final e ajuda a economizar energia.

Otimização de processo graças ao aditivo especial

A combinação patenteada de vários estabilizantes otimiza o perfil de propriedade do plástico especificamente para o processamento por meio de rotomoldagem. Aqui, o Irgastab® RM 68 facilita principalmente a fusão do polímero durante o processo de moldagem. Isto permite que os tempos de processamento sejam menores e as temperaturas dos fornos sejam reduzidas, resultando em uma maior janela de processamento – um aspecto importante, pois a rotomoldagem normalmente envolve o uso de moldes diferentes ao mesmo tempo em uma máquina. Se o tempo de permanência no forno for o mesmo, há um risco de que o polietileno não funda suficientemente em grandes moldes, ao passo em que em moldes pequenos ele já terá se degradado. Em suma, quanto maiores as janelas de processamento, mais robusto é o processo de produção e, consequentemente, melhor é a qualidade do produto final.

O efeito do aditivo especial pode ser avaliado com base na temperatura de pico do ar interno (“PIAT”) enquanto o processo está sendo realizado. A “PIAT” indica a temperatura do ar no interior do molde durante o processamento e possibilita o acompanhamento da fusão e do resfriamento do polímero durante o ciclo de processamento. Em um forno a uma temperatura de 288ºC [550ºF], a “PIAT” funde uma amostra de teste com espessura de três milímetros feita de polietileno e contendo estabilizantes convencionais é 233ºC [451ºF]. Com o Irgastab® RM 68, o material já consegue alcançar sua faixa de fusão ótima em uma “PIAT” de 210ºC [410ºF]. É por esta razão que a amostra de teste também precisa de um tempo de ciclo total menor para que, assim, obtenha um resultado de produção ideal. Neste sentido, é possível obter economias de energia de até 16% e custos menores em comparação aos processos padrão, ao mesmo tempo em que observa uma maior produtividade.

Os menores tempos de ciclo total podem também ser responsáveis por uma menor degradação de outros aditivos presentes na formulação, aumentando, dessa forma, o tempo de vida útil da peça produzida. Adicionalmente, outras propriedades do produto final também recebem um impacto positivo devido ao Irgastab® RM 68. Por exemplo, a descoloração inerente do produto durante o processamento é reduzida e a resistência ao “gas fading” aumentada. A melhor estabilização das cadeias de polímero à degradação melhora as propriedades mecânicas, especialmente a resistência ao impacto da peça. Além do mais, o Irgastab® RM 68 contém um estabilizante à luz que atende o padrão de intemperismo UV8. O padrão mundial prevê um alongamento na ruptura residual de pelo menos 50% do valor original após 8.000 horas de exposição ao envelhecimento acelerado. Isto corresponde aproximadamente ao uso externo em um clima subtropical durante o período mínimo de três anos. O Irgastab® RM 68 já recebeu aprovação do FDA (agência reguladora americana de alimentos e medicamentos) para contato indireto com alimentos.

Um exemplo de cálculo

Um estudo de caso mostra como o efeito do aditivo especial pode ser expresso em números concretos: com a formulação de um aditivo convencional em uma máquina de rotomoldagem, funcionando em três turnos de oito horas, 44 tanques de 80 litros podem ser produzidos diariamente. O tempo de ciclo corresponde a 33 minutos. Com o Irgastab® RM 68, o tempo de ciclo pode ser reduzido a 27 minutos. A redução de seis minutos se traduz em dez tanques adicionais diários por máquina. Extrapolada ao longo de todo um ano (aqui falamos em 225 dias), um fabricante pode, assim, produzir cerca de 2.300 outros tanques por máquina. Além disso, o produto final passa a ter um índice de amarelecimento reduzido comparativamente aos produtos feitos por meio do método convencional e, somado a isto, o produto apresenta propriedades mecânicas melhores. Os resultados terão uma variação em relação a cada fabricante em função do tipo de máquina, das propriedades do plástico, da geometria das peças e da espessura da parede. Por esta razão, a BASF também desenvolveu um programa para permitir que as economias dos clientes sejam calculadas individualmente.

Um processo de nicho em crescimento

Comparativamente aos outros métodos de processamento de termoplásticos como, por exemplo, a moldagem por sopro ou por injeção, é um fato que a rotomoldagem é um nicho de processo. Apenas cerca de 1% de todos os plásticos na Europa é processado por meio da rotomoldagem. Em 2008, o Irgastab® RM 68 foi lançado no mercado americano – hoje ainda considerado o principal mercado de rotomoldagem. Mas também na Europa, o método é hoje uma alternativa ao processo de moldagem por sopro, especialmente para aplicações no setor da construção, brinquedos e equipamentos esportivos, além do setor automotivo e da fabricação de componentes plásticos para maquinários. A razão para isto pode ser atribuída às melhorias tecnológicas no processo em si. O principal aspecto, entretanto, é que a rotomoldagem é capaz de obter vantagens decisivas na área de custos em comparação ao método de moldagem por sopro de alta exigência técnica, especialmente para pequenas produções de grandes partes moldadas. Graças às economias em termos de tempo e energia, mas também ao aumento qualitativo do produto final, o Irgastab® RM 68 ajuda a otimizar o processo e, por conseguinte, contribui para a sua competitividade no mercado.

Fonte: BASF

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: