Na K 2010, a SABIC Innovative Plastics Reafirmou seu Compromisso Ambiental com o Portfólio Expandido de Sustentabilidade e o Novo Programa de Verificação

Durante a K 2010,  a SABIC Innovative Plastics reafirmou seu compromisso com o meio ambiente por meio de dois anúncios: a expansão do seu portfólio já extenso de Soluções Sustentáveis, com mais de 20 famílias de soluções e centenas de graus de produtos, como as resinas Noryl*, Cycoloy* e Lexan* EXL com conteúdo pós-consumo reciclado (PCR) e a introdução de um novo e rigoroso processo de validação para materiais e aplicações sustentáveis. O novo processo inclui um Cartão de Pontuação de Produtos Sustentáveis, desenvolvido em parceria com a respeitável firma terceirizada de consultoria em sustentabilidade ambiental, a GreenOrder. Esses dois anúncios ilustram o compromisso da SABIC Innovative Plastics em abordar as necessidades ambientais diversas dos seus clientes. Isso inclui o investimento contínuo em materiais, tecnologias e processos que ajudam os clientes do mundo inteiro a diminuir sua pegada de carbono e energia, eliminar o desperdício e garantir o cumprimento rigoroso das normas ambientais mundiais.

“Como empresa inovadora no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a SABIC Innovative Plastics se compromete a criar e propiciar um fornecimento contínuo de materiais ambientalmente responsáveis”, afirmou Tom Stanley, vice-presidente, Tecnologia, SABIC Innovative Plastics. “Fortalecemos nosso portfólio para ajudar nossos clientes em todos os setores a atender as demandas por produtos cada vez mais ecológicos que atendam às expectativas ambientais em todo o mundo. Além disso, implementamos um processo baseado em padrões para a verificação de nossas alegações de sustentabilidade. É uma iniciativa contínua que fornecerá, ininterruptamente, novos materiais, processos e tecnologias de aplicação que oferecem um desempenho notável e uma redução do seu impacto no planeta”.

Oferta maior e mais profunda de design e produção sustentáveis
As novas resinas PCR da SABIC Innovative Plastics são os últimos acréscimos à sua ampla gama de soluções sustentáveis. Os materiais do portfólio incluem também sucessos ambientais de longa duração, como a resina Noryl GTX* para exteriores resistentes de automóveis e as resinas Valox iQ* e Xenoy iQ*, baseadas no polietileno tereftalato (PET) reciclado.

Além disso, a empresa fornece várias outras resinas e serviços especiais que não fazem, explicitamente, parte do portfólio de Soluções Sustentáveis, mas que podem ajudar os clientes a projetar e fabricar produtos com um impacto ecológico reduzido. Por exemplo, materiais para iluminação de baixo consumo de energia – diodos emissores de luz (LEDs) e lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs) -, designs de parede fina para diminuir o consumo de recursos, otimização do design auxiliado por computador (CAD) para fazer um uso mais produtivo dos materiais, redução da necessidade de acabamento e eliminação da necessidade de pintura, para evitar emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC), e aperfeiçoamento da eficácia do processo de moldagem para diminuir o uso de energia.

O portfólio de Soluções Sustentáveis se concentra nas principais questões ambientais
O portfólio de Soluções Sustentáveis da SABIC Innovative Plastics compõe-se de materiais que abordam as iniciativas ambientais mais importantes da atualidade:

1. Conteúdo pós-consumo reciclado: A SABIC Innovative Plastics recebeu muitos prêmios por suas resinas Valox iQ e Xenoy iQ, inclusive o prêmio Responsible Care (Cuidados Responsáveis) de 2009 da Cefic e o prêmio ambiental de 2007 da Society of Plastics Engineers (SPE – Sociedade de Engenheiros Plásticos). Esses materiais, com até 60% de conteúdo pós-consumo derivado de garrafas PET descartáveis, consomem menos energia e produzem menos dióxido de carbono (CO2 ) que os tradicionais polibutileno tereftalato (PBT) ou poliamida (PA) 6 em todo o processo de fabricação, do início (garrafas PET descartáveis) ao fim (“pellets” de resina). A empresa lançou recentemente as resinas Lexan EXL com conteúdo pós-consumo reciclado para aplicações em produtos eletrônicos de consumo, que reduzem o consumo de energia e as emissões em até 60%, se comparadas às resinas Lexan EXL convencionais.

2. Controle de peso na indústria automotiva: Há vários anos a SABIC Innovative Plastics lidera o setor, com seus materiais leves que diminuem o consumo de combustível e as emissões, fornecendo, ao mesmo tempo, um alto desempenho e uma maior flexibilidade de projeto. Coletivamente, os painéis automotivos moldados com a resina Noryl GTX, com os painéis transparentes de policarbonato (PC) Lexan, com a resina Xenoy iQ em sistemas de proteção dos pedestres, com o polipropileno reforçado com fibra de vidro longa (LGFPP) SABIC® Stamax® para a montagem de módulos frontais e a resina Flexível Noryl para revestimento ultra-fino de cabos podem reduzir o peso de um automóvel típico em mais de 24 kg. Essa economia média de peso resulta na diminuição das emissões de carbono em, aproximadamente, 20 a 45% em todo o ciclo de vida de um carro, se comparada às tecnologias correspondentes. Por exemplo, essa redução de peso em um automóvel típico pode diminuir as emissões de CO2 por quilômetro percorrido em, aproximadamente, 2,4 g. A adaptação bem-sucedida dessas tecnologias leves feita em uma frota europeia de cerca de 210 milhões de veículos tem o potencial de evitar 9,7 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano.

3. Retardamento de chamas (RC) avançado: A SABIC Innovative Plastics continua a aumentar sua gama de plásticos RC não-halogenados para acompanhar as normas ambientais e os selos ecológicos voluntários em constante mudança que sejam importantes para os clientes. Por exemplo, a nova série de resinas de PC Lexan RC livres de halogênio da empresa combina transparência e todos os benefícios de um RC de policarbonato com uma fórmula quimicamente livre de halogênio.

4. Eficácia energética: A eficácia energética é um foco importante da SABIC Innovative Plastics. Por exemplo, a empresa de Filmes e Películas Especiais fornece painéis transparentes e materiais para telhados de alto desempenho para o setor de construção que podem diminuir o consumo de energia. As chapas multicapa infravermelhas (IV) Thermoclear* com controle solar, combinam uma construção multicapa altamente isolante a um revestimento IV patenteado.

O Cartão de Pontuação de Produtos Sustentáveis valida as alegações

Os produtos e as aplicações do portfólio aumentado de Soluções Sustentáveis da SABIC Innovative Plastics foram validados rigorosamente de duas maneiras potenciais: eles devem obedecer a um ou dois dos padrões amplamente reconhecidos de sustentabilidade de terceiros ou seus benefícios ambientais relativos às tecnologias correspondentes foram verificados por meio do novo Cartão de Pontuação de Produto Sustentável da empresa. Para um número significativo de produtos do portfólio há padrões de terceiros que definem os recursos sustentáveis, como o RC livre de halogênio ou conteúdo de PCR. Não há padrões amplamente reconhecidos do setor ou de terceiros que definam a sustentabilidade de várias outras soluções, como o design automotivo leve ou a redução de sua área de produção ambiental. É necessário verificar os benefícios ambientais dessas soluções em relação às alternativas correspondentes por meio de métodos de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) para estimar a área de produção ambiental de produtos e processos. A SABIC Innovative Plastics incorporou esses métodos de LCA ao seu novo Cartão de Pontuação de Produtos Sustentáveis para garantir que o processo de verificação seja feito de modo rigoroso e confiável.

O processo do cartão de pontuação já confirmou os benefícios ambientais de sete famílias de soluções de sustentabilidade, e há outras esperando para serem verificadas. Tal processo de validação de portfólio permite que os clientes escolham com confiança materiais de alto desempenho que avancem seus objetivos ambientais e comerciais. A SABIC Innovative Plastics planeja expandir ainda mais sua lista de materiais verificados e seu portfólio de sustentabilidade até o final de 2010 e depois disso, para dar mais suporte aos objetivos ambientais dos clientes.

O Cartão de Pontuação de Produtos Sustentáveis mede, valida e comunica os benefícios ambientais em relação aos materiais convencionais ou alternativos. Possui dois componentes:

1. Avaliação do Ciclo de Vida (LCA): Os métodos de LCA e Inventário do Ciclo de Vida (LCI), baseados nas normas ISO 14040 e ISO 14044, são usados para criar o primeiro componente do cartão de pontuação. As pegadas1 de carbono e energia de produtos ou aplicações são estimadas por meio do ciclo de vida do produto.
2. Avaliação da Química Ecológica (GCS): Esta ferramenta avalia a composição química do produto, inclusive impurezas, derivados e catalisadores conhecidos, quanto a critérios toxicológicos, regulamentares e de padrões específicos bem estabelecidos.
Os resultados do cartão são usados para criar alegações de benefícios ambientais sujeitas a uma revisão rigorosa e independente pela GreenOrder. Essas alegações validadas, resumidas em uma Planilha de Dados Ambientais do Produto (EPDS), permitem que os clientes diferenciem seus produtos e exibam suas iniciativas de sustentabilidade.

“Aplaudimos a SABIC Innovative Plastics por seus esforços proativos no sentido de proporcionar novas alternativas para materiais tradicionais em todo o espectro da sustentabilidade”, disse Truman Semans, diretor da GreenOrder, uma empresa LRN. “A chave dessa iniciativa é a verificação de benefícios ambientais por meio de padrões estabelecidos e processos rigorosos de validação e teste. Nosso trabalho ao avaliar independentemente os materiais da SABIC Innovative Plastics ajuda a garantir que eles cumpram com suas alegações ecológicas e forneçam valor comprovado e mensurável aos clientes”.

Fonte: SABIC-IP

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: