MVC lança compromisso com a sustentabilidade e apresenta novas tecnologias na Feiplar 2010

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, participará da Feiplar Composites & Feipur 2010. A empresa lança compromisso ambiental e com a sustentabilidade até 2015 e apresenta novas tecnologias para o setor de transporte e construção civil. A 6ª edição da Feiplar acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Tendo como foco a melhoria contínua, a MVC determinou alguns compromissos com o meio ambiente para 2015, com a consciência de que estas ações contribuirão para o futuro das próximas gerações. Entre as ações, destacam-se eliminar o envio de resíduos para aterros; implantar processo de reciclagem de termofixos (fibra de vidro); ter todos os processos gerando produtos 100% recicláveis; ampliar para 50% a utilização de polímeros de fontes renováveis; aumentar o uso de fibras naturais; reduzir significativamente o consumo de energia elétrica, água e gás, e a geração de resíduos; desenvolver 30% da receita em produtos com conceito sustentável; e disseminar a sustentabilidade nas comunidades em que estamos inseridos”, ressalta Gilmar Lima.

Resinas de fontes renováveis e nova tecnologia

Todas as peças expostas pela MVC na Feiplar terão apelo ambiental em função do processo de fabricação ou dos materiais utilizados. A empresa demonstrará, no próprio estande, a fabricação de peças feitas pelo novo e revolucionário processo de RTM-S (Resin Transfer Molding – Surface), como o capô do motor e a blenda de caminhão. As apresentações acontecerão todos os dias em dois horários (16h e 19 h) e o público poderá acompanhar em tempo real, cada etapa. A nova tecnologia além de aliar maior resistência mecânica e acabamento superficial superior, permite reduzir o ciclo do processo RTM, com a diminuição significativa nos custos e no impacto ambiental, eliminar ou reduzir as fases de preparação de pintura e da aplicação do Gel Coat e facilitar a reciclagem dos componentes.

Com foco na sustentabilidade, na preservação ambiental e na reciclagem, a MVC irá expor peças com revestimento de fibras naturais, materiais que proporcionam alto desempenho mecânico, térmico e acústico, além de serem 100% recicláveis. O componente é fornecido para indústria automotiva, para o revestimento interno de teto de colheitadeiras e veículos de passeio. A utilização de resinas de fontes renováveis, desenvolvidas sobretudo para construção civil e para a CasaPrática, também será um dos destaques da MVC.

Também serão apresentados produtos fabricados com os processos de RTM Light, que utiliza moldes fechados, que contribuem para reduzir o desperdício de materiais nos processos produtivos e emissão de compósitos orgânicos voláteis no ar; Vacuum forming, totalmente reciclável, e VFC Light/ Natural, tecnologia que combina vacuum forming e compressão a baixa pressão.

“O processo VFC Light/Natural requer baixo investimento em ferramental e possibilita rápido desenvolvimento, isolamento acústico e excelente relação peso x resistência mecânica. Outra vantagem do processo é que ele permite que as aparas do material processado sejam reaproveitadas como componentes em outros materiais compósitos. Neste processo pode ser utilizado reforço de fibra de vidro ou de fibra natural”, explica Gilmar Lima.

A MVC contará, ainda no seu estande, com a participação da Artecola, que apresentará uma máquina  de laminação plana, que proporciona colagem com a linha Artefilm (filmes adesivos). O equipamento  permite a laminação de tecidos, espumas e sintéticos, além dos materiais compósitos.

Palestras MVC

Durante a Feiplar 2010, serão realizados Painéis Setoriais, com o objetivo de apresentar as mais recentes soluções e benefícios dos compósitos, poliuretano e plásticos de engenharia para 18 setores industriais diferentes, com total estimado de 1.700 participantes. Estes painéis acontecerão paralelamente à feira e contarão com duas participações da MVC nos eventos para o mercado automotivo e para o de construção civil.

No dia 11 de novembro, Renan Holzmann apresentará, às 8h10, no Painel Automotivo a palestra RTM-S – Um novo conceito de superfície classe A para compósitos. Já no Painel de Construção Civil, Erivelto Mussio, fará a exposição sobre os Sistemas construtivos em compósitos com alta velocidade de implantação, às 9h30.

Feiplar 2010

A Feiplar é considerada a principal feira de plástico reforçado da América Latina. Tem por objetivo mostrar a variedade de produtos para as indústrias da construção civil, química e petroquímica e outras, além de apresentar as novas tecnologias em matérias-primas e equipamentos para os fabricantes de peças de plástico.

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: