Braskem e Ineos Technologies firmam parceria estratégica para tecnologia em polietileno

Tecnologia Innovene S é escolhida para o projeto Etileno XXI no México

Braskem e Ineos Technologies anunciaram hoje, no encerramento do encontro anual da Associação Petroquímica e Química da América Latina – APLA, no Rio de Janeiro, a decisão de estabelecer parceria estratégica sobre tecnologias para produção de polietileno. Por meio desse acordo, a Braskem poderá adquirir licenças para utilizar, em futuros projetos petroquímicos, as tecnologias Innovene S e Innovene G para produção de polietileno de alta densidade e de baixa densidade linear. Além disso, Braskem e Ineos irão trabalhar conjuntamente em um programa de pesquisa e desenvolvimento dedicado às plataformas slurry e fase-gás para produção de polietileno.

O primeiro projeto petroquímico a se beneficiar da parceria será o Etileno XXI, no México, em duas das três plantas previstas. Esse projeto é a base da joint venture Braskem – Idesa S.A.P.I recentemente criada entre a Braskem e o Grupo Idesa, de origem mexicana.

As duas plantas Innovene S que farão parte do complexo Etileno XXI, na localidade de Coatzacoalcos, têm início de operação previsto para janeiro de 2015. Essas unidades irão produzir uma ampla gama de resinas de polietileno de alta densidade e baixa densidade, de tipo monomodal e bimodal, com capacidade nominal de produção total de 750 mil toneladas/ano. Entre as linhas de produtos a serem supridas pelas novas plantas destacam-se as de tubos, contêineres soprados, peças injetadas, filmes e tanques rotomoldados.

Peter Williams, presidente executivo da Ineos Technologies, afirma: “A Ineos está muito satisfeita por essa parceria estratégica com a Braskem. Pelo acordo, a Ineos Technologies oferecerá licenças em PE para futuros investimentos da Braskem, e as duas companhias irão trabalhar em projetos conjuntos de desenvolvimento. O objetivo das atividades de pesquisa e desenvolvimento será assegurar que a combinação das tecnologias Innovene G e S da Ineos sustente sua liderança nos mercados da América Latina e além, atendendo plenamente às necessidades futuras da indústria de polímeros. Para o projeto Etileno XXI, a tecnologia Innovene S proporcionará resinas de alta qualidade para um mercado altamente diversificado em polietileno de alta densidade como o que existe no México. A Ineos Technologies está orgulhosa em razão da tecnologia Innovene S fazer parte do maior investimento na região da América Latina”.

Bernardo Gradin, presidente da Braskem, comenta: “Nossos acordos com a Ineos nos garantem acesso ao estado da arte em tecnologia sobre polietileno de alta densidade e de baixa densidade linear, permitindo também participarmos diretamente do seu desenvolvimento conjunto. Isso possibilitará à Braskem usar as tecnologias Innovene S e Innovene G em seu programa de expansão, começando com o projeto Etileno XXI com nosso parceiro Idesa no México, assim como os projetos previstos no Peru e Bolívia. É um passo muito importante no sentido de assegurar à Braskem pleno acesso à tecnologia líder em polimerização atualmente, permitindo à companhia concentrar seus esforços no desenvolvimento interno da tecnologia de polímeros renováveis, um movimento fundamental para alcançar sua visão 2020 de ser a líder global da química sustentável”.

Fonte: Braskem

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: