São Paulo sediará encontro internacional sobre materiais compósitos

Organizado pela ABMACO, evento contará com palestras, entrega do inédito prêmio Top of Mind e lançamento do livro “Compósitos 3 – Mercado”

          No próximo dia 09, alguns dos maiores especialistas mundiais em compósitos se reunirão em São Paulo para participar do Encontro Internacional ABMACO, evento organizado pela Associação Brasileira de Materiais Compósitos.
         Os compósitos são materiais resultantes da combinação entre resinas plásticas e reforços, especialmente fibras de vidro. Estão presentes em milhares de produtos, como caixas d´água, telhas, tubos, autopeças e pás eólicas. No Brasil, segundo estimativas da ABMACO, a cadeia produtiva do material deve faturar R$ 2,53 bilhões em 2010, alta de 13,1% em comparação ao resultado do ano passado.
         Além das nove palestras já confirmadas (veja abaixo a programação completa), o encontro internacional deste ano – é o quarto promovido pela entidade – contará com mais duas atrações: a entrega do prêmio Top of Mind da Indústria de Compósitos e o coquetel de lançamento do livro “Compósitos 3 – Mercado”.
         A premiação, inédita no setor representado pela ABMACO, contempla as categorias Mercado, Construção Civil, Transporte, Náutico e Infraestrutura. Os vencedores foram escolhidos por meio de votação espontânea, e a Destaque Business Research foi a responsável por controlar o processo e tabular os dados.
         O livro “Compósitos 3 – Mercado” completa a trilogia iniciada em 2008 pela associação. É a primeira publicação técnica editada no país com a tecnologia 3D – a capa e as páginas que dividem cada capítulo contam com esse recurso. Ao lado de um minidicionário contendo cerca de 150 termos e de um dimensionamento do mercado mundial, o livro aborda a questão da sustentabilidade e a importância do design para os moldadores de compósitos. E, a partir de uma ampla compilação de imagens, comprova uma das principais características do material: a versatilidade.

         A seguir, confira a programação do Encontro Internacional ABMACO:

14h – Credenciamento
14h30 – “Conceito de núcleo híbrido”, Russell Elkin e Marc Anderson (Baltek/EUA)
15h – “Novos conhecimentos sobre a durabilidade dos compósitos”, Antonio Carvalho (Reichhold/Brasil)
15h30 – “UNICONFORM – Evolução das mantas de fibra de vidro para RTM e infusão”, Manuela Castro (OCV Reinforcements/Itália)

16h – “Simulações para os processos de RTM e infusão”, Jerome Raynal (PPE/França)
16h30 – “Evolução na fabricação de pás eólicas”, Phillips Lemos (Tecsis/Brasil)
17h – Coffee break
17h20 – “Resina verde e tendências de processos no mundo dos compósitos”, Waldomiro Moreira (Elekeiroz/Brasil)
17h50 – “Evolução do mercado chileno de compósitos”, Victor Poblete (Fibrovent/Chile)
18h10 – “O futuro da inovação em carrocerias de ônibus no Brasil”, Marcelo Castilho (Brasil)
18h40 – “Fibra de carbono para o mercado de transporte”, Dominique Coste (Chomarat/França)
19h10 – Premiação Top of Mind
19h30 – Coquetel de lançamento do livro “Compósitos 3 – Mercado”

Para mais info, consultar site da ABMACO: www.abmaco.org.br

Fonte: SLEA Com.

Deixe um comentário