Agente clarificante de nova geração para Polipropileno obtém sucesso em Moldagem por Extrusão/Sopro.

Um produtor polonês de loções cosméticas é o primeiro de um novo grupo de usuários finais de produtos de alto valor agregado a tirar proveito das notáveis propriedades óticas alcançáveis em garrafas de polipropileno moldadas por extrusão/sopro, através do uso da nova geração de agentes clarificantes Millad® NX8000 da Milliken.

A Bielenda, uma empresa de cosméticos naturais com base em Cracóvia, começou a promover uma nova gama de óleos de banho com os nomes Afrodyzjak, Ekstaza and Euroforia. Eles serão vendidos em vários países da Europa e em outros continentes. A Bielenda quis embalar os produtos – que pretendem estimular os sentidos – em frascos que melhor mostrassem suas cores e transparências e que estivessem alinhados com a imagem de alta qualidade que ela estava tentando promover.

Depois de analisar várias tecnologias de processamento e materiais alternativos, incluindo PVC e PETG, a Bielenda escolheu frascos moldados por extrusão/sopro fabricados a partir de um grade ultra-transparente de Polipropileno contendo o agente clarificante Millad® NX8000 da Milliken.

O polímero, com sua baixa densidade e ótimas propriedades mecânicas, permite que a Bielenda minimize o uso de materiais: os frascos de polipropileno pode pesar 20% a menos que os similares de PVC e 10% a menos que os de PETG. Além disso, o PP é muito fácil de processar (não requer pré-secagem) e não há problemas com corrosão do equipamento. A moldagem por extrusão/sopro é um processo econômico e permite grande liberdade de design.

“O nível de transparência fornecido pelo Millad NX8000 ajuda nossos produtos a se destacarem de outros nas prateleiras das lojas”, afirma a gerente de marketing da Bielenda, Magdalena Koćwin. “Nós investimos recursos significativos no desenvolvimento de cosméticos naturais e a embalagem deve enfatizar esta mensagem. Nós temos a expectativa de que esta combinação de um excelente produto com uma embalagem de destaque será particularamente atrativa para os consumidores que procuram algo especial.”

Embora a moldagem por sopro represente somente uma pequena fração de todo o consumo de polipropileno, o PP tem uma fração de Mercado significativa no mercado global de embalagens plásticas,  ficando atrás apenas do Polietileno de Alta Densidade no mercado de Moldagem por extrusão/sopro.

“O agente clarificante Millad 3988 da Milliken para PP tem sido o padrão da indústria desde o começo dos anos 90”, afirma Bernard Vermeersch, Engenheiro de Desenvolvimento Senior da Milliken. “O Millad NX8000 leva a transparência para o próximo nível e isto é óbvio quando você olha para o que ele consegue em embalagens  moldadas por injeção e injeção/sopro. A sua redução típica do embaçamento (haze) em 50 %, versus o padrão corrente na indústria, torna realidade peças de Polipropileno com alta transparência, mesmo em seções de parede relativamente grossas”.

Mas, até recentemente, este benefício tinha sido mais difícil de se observar em frascos moldados por Extrusão/Sopro do que em outros tipos de embalagens, já que a transparência depende, em certa medida, da superfície das paredes do recipiente. Normalmente, as baixas pressões e acabamento superficiais dos moldes usados em Extrusão/Sopro não produzem as melhores superfícies de parede.

“Agora, os últimos designs de resinas combatem este problema” afirma Vermeersch. “Novos grades de resinas contendo Millad NX8000 podem produzir frascos moldados por extrusão/sopro com propriedades óticas similares às do PVC. Os transformadores podem obter níveis de brilho de 120 em um ângulo de 60 graus, níveis de transparência de 95% e embaçamento (haze) tão baixos quanto 6%. Estes valores nunca foram antes alcançados com polipropileno moldado por Extrusão/Sopro.

Para volumes relativamente baixos, a Moldagem por extrusão/sopro com Polipropileno aditivado com Millad NX8000 é muito mais econômica do que moldagens por Injeção/Sopro com PET.

A Milliken espera muito mais aplicações para o Millad NX8000 em recipientes moldados por Extrusão/Sopro para os próximos meses.

Fonte: Milliken & Company / Bielenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: