Ministra do Meio Ambiente recebe a Plastivida

Isabella Teixeira anuncia que a entidade será convidada a participar da regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O presidente do Conselho Diretor da Plastivida, Marcelo Lyra, o presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo e o diretor da Braskem Jorge Soto foram recebidos em 27 de agosto em Brasília pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.

Na ocasião, a Plastivida colocou-se à inteira disposição do governo para ser fonte de referência e diálogo nas questões referentes aos plásticos, dada sua expertise nos procedimentos estratégicos e operacionais desse setor produtivo, contribuindo assim com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sobretudo no que refere aos Acordos Setoriais.

A ministra afirmou ser esse o procedimento adequado e que em setembro convidará a Plastivida para participar dessas discussões. Orientou a entidade a manter contato com a diretora de Sustentabilidade do Ministério, o que foi feito após a reunião, sendo-lhe solicitado que dê prioridade ao setor dos plásticos.

Isabella destacou os principais pontos que deverão ser contemplados/valorizados na fase de regulamentação dessa Política:

  • Os segmentos contemplados deverão ser ouvidos em setembro para o estabelecimento dos Acordos Setoriais. A ministra declarou que espera contribuições efetivas e não teóricas dos setores.
  • Enfatizou a necessidade da redução dos resíduos sólidos.
  • Tem plena consciência do desafio para a implantação da PNRS e, por  isso mesmo, conta com o apoio de todos os segmentos envolvidos.
  • A Reciclagem Energética é uma alternativa complementar para a redução dos resíduos sólidos urbanos, bem como as outras alternativas previstas na PNRS.
  • Demonstrou preocupação com os catadores e declarou que eles têm um papel importante nesse processo.
  • Ressaltou a importância da inclusão dos catadores e cooperativas nas próximas reuniões.

As linhas gerais dessa regulamentação deverão ser divulgadas até 2 de novembro, podendo contudo serem antecipadas para 2 de outubro. A Plastivida se manterá atenta e informará a evolução desse processo.

Fonte: Plastivida

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: