Recicladores de plástico concluem curso em Caxias do Sul

Prefeitura e Simplás formam recicladores neste sábado

Cerca de 150 recicladores das Usinas de Materiais Plásticos participaram de curso para identificar e separar os diferentes tipos de plástico

O Simplás – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, juntamente com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, realizam neste sábado dia 14, a partir das 9h30min, a formatura do Curso de Capacitação de Separação de Material Plástico e a 1ª Reunião–Almoço da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Caxias do Sul. O evento será realizado no CTG da Codeca, no Bairro Centenário.

A capacitação atendeu mais de 150 recicladores no decorrer do ano e foi fruto de um convênio assinado com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no início do ano de 2009, em que o sindicato se comprometeu à assessorar e apoiar a gestão da usina, capacitando os recicladores para melhor identificação do material plástico, absorvendo a produção das 12 associações de recicladores presentes na cidade.

O curso teve carga horária de 10h e por ser in loco, possibilitou, além da explicação teórica como o uso da simbologia de acordo com a NBR 13230, a prática, o que para os recicladores é de extrema importância. Foi abordado também o valor dos profissionais da área de reciclagem para o meio-ambiente e para toda a sociedade, prestigiando desta forma o trabalho realizado. Ministrado pelo tecnólogo em polímeros, Marcelo Pacheco ensinou os recicladores a identificar e distinguir os diferentes tipos de plástico pela superfície, toque, aparência visual e teste de chama. “O reciclador agora poderá identificar melhor o polímero, através do cheiro e do comportamento da chama utilizada no processo de identificação”, explica o professor. Segundo ele, o processo irá agregar valor ao resíduo coletado, já que “materiais diferentes possuem características diferentes”.

Fonte: Núcleo Comunicação e Marketing

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “Recicladores de plástico concluem curso em Caxias do Sul”

  1. Thiago Hahnemann Hahn Says:

    Prezados Senhores. Bom dia.

    Espero que os Senhores não se incomodem pelo fato de eu estar fazendo este contato inicial via email.

    Peço a gentileza de que esta mensagem seja encaminhada à pessoa mais indicada para tratar do assunto que lhes trago agora.

    Meu intuito é o de oferecer a esta Administração MÁQUINAS RECICLADORAS DE PLÁSTICO, que ajudam na melhoria da qualidade do meio ambiente.

    Plásticos são artefatos fabricados a partir de resinas (polímeros), geralmente sintéticos e derivados do petróleo.

    Quando o lixo é depositado em lixões, os problemas principais relacionados ao material plástico provêm da queima indevida e sem controle.

    Quando a disposição é feita em aterros, os plásticos além de levarem muito tempo para se degradarem, dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de bio degradação da matéria orgânica.

    Sendo assim, sua remoção, redução ou eliminação do lixo, são metas que devem ser perseguidas com todo o empenho por todos.

    A separação de plásticos do restante do lixo traz uma série de benefícios à sociedade, como, por exemplo, o aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia, etc.

    Imagine agora, uma máquina que transforma Polipropileno, Polietileno e Poliestireno em PETRÓLEO RECICLADO, equivalente a Gasolina, Diesel e Querosene.

    Fácil de operar, as máquinas que represento têm capacidade de reciclar 05 kg, 10 kg, 25 kg ou 50 kg por hora, gerando quase 1 litro de óleo por quilo reciclado.

    Espero que isso seja do interessa dos Senhores. Estou à disposição para conversar e trocar informações que forem necessárias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: