Processo de injeção de plásticos assistido por água é usado por empresa turca para fabricar tubos usados no compartimento do motor de automóveis.

  • As veias do carro – Processo de Injeção auxiliada por água é usado na fabricação de tubos para transporte de fluidos.
  • Resina de poliamida 66 da Basf é usado pela empresa turca Teklas.

 A Teklas, uma empresa turca fornecedora da indústria automotiva, tem impulsionado ativamente o desenvolvimento da tecnologia de injeção auxiliada por água (water-assisted injection molding technology -WIT) na fabricação de peças plásticas ocas. A empresa começou recentemente a produzir em larga escala tubos para transporte de fluidos em automóveis, usando a resina de poliamida especial da BASF Ultramid ® A3HG6 WIT. Este grade de poliamida 66 reforçada com fibra de vidro foi desenvolvida especificamente para o processo de injeção assistida por água e proporciona boas superfícies tanto internamente quanto externamente, além de oferecer a alta resistência química requerida. Os novos tubos que a Teklas está desenvolvendo atualmente para quase todos os grandes fabricantes europeus de automóveis são usados no transporte individual de água de refrigeração, ar e óleo no compartimento do motor.

 Adequado para qualquer compartimento do motor

 Além da resistência química ao fluido a ser transportado, uma baixa perda de pressão é um dos principais requisitos que devem ser satisfeitos por tubos usados no transporte de fluidos no compartimento do motor. Assim, as superfícies internas têm que ser especialmente lisas. Para que as peças sejam econômicas, a espessura da parede deve ser uniforme e tão fina quanto possível. Já que o número de modelos de carros continua a aumentar, também aumentam as restrições dentro do compartimento do motor, de modo que são essenciais uma grande liberdade na fase de projeto e uma boa dose de flexibilidade para o processo de fabricação quando se trata de desenvolver soluções integradas muito específicas. Usando a tecnologia mais recente para moldagem por injeção, a Teklas é capaz de fabricar uma variedade de formas e combinações de tubos com diferentes espessuras de parede e grande complexidade. O uso de tubos plásticos em substituição a tubos mais pesados de metal resulta não somente em redução de peso, mas também elimina a necessidade de equipamentos de ferramentaria caros.

Novo nível de tecnologia: altamente automatizado, com uma taxa de refugo baixa

Para o pós-processamento da moldagem dos tubos, a Teklas, que tem sua produção na Bulgária, conta com um alto nível de automação: as numerosas etapas de acabamento que são necessárias no decorrer da fabricação de tubos – por exemplo, as operações de corte e lixamento, além da incorporação de anéis de selagem metálicos ou elastôméricos (TPE) – são realizados por robôs. Isso contribui para uma baixa taxa de refugo. A Teklas está atualmente obtendo muito sucesso com este processo inovador de moldagem assistida com água (WIT) e com a sua ampla gama de opções de fabricação, fornecendo e desenvolvendo uma variedade de diferentes tubos. Já existem planos, inclusive, para expansão da capacidade da planta.

Fonte: BASF

About these ads

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.185 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: